Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Trajes, descanso e refeições: dicas para encarar a São Silvestre.

Trajes, descanso e refeições: dicas para encarar a São Silvestre.

Enfrentar uma corrida de 15km como a São Silvestre está longe de ser fácil. Para os menos experientes ou que participarão da prova pela primeira vez, na tarde desta sexta-feira, separamos algumas dicas importantes, desde a primeira refeição do dia até depois da linha de chegada, preparadas pela MPR Assessoria Esportiva.

O primeiro passo é deixar separado com antecedência tudo o que for usar - como camiseta (regata, de preferência), calção, meia, tênis (não estréie um, pois ele não estará amaciado e adaptado ao seu pé), boné, óculos de sol, filtro solar (não passe protetor no rosto), barra energética. Na sexta, descanse bastante e não ande demais, mas também não passe o dia dormindo até a corrida - a largada da categoria geral masculina e feminina será às 16h47 (de Brasília); a elite feminina larga 17 minutos antes.

Veja também:
- Percurso e postos de hidratação
- Galeria de fotos da edição 2009
- Vídeo histórico da São Silvestre
Faça o café da manhã habitual e diminua a quantidade de fibras. Até almoçar, hidrate-se com água, isotônico e uma fruta. A segunda refeição deve ser realizada de três a quatro horas antes da prova e conter carboidratos e proteínas leves. Se o almoço for feito muito cedo, coma um lanche também de carboidratos e proteínas leves.

Segundo Camila Tomaz, professora de educação física da MPR, os corredores de primeira viagem não devem se animar demais no início. "O principal é não se empolgar com a largada e não descer a Consolação correndo muito forte. O segredo é segurar bem o ritmo até os quatro primeiros quilômetros, porque a segunda metade da prova é bem dura", explica a especialista.

Durante o trajeto da corrida, pegue água nos postos de distribuição, mas não beba nem coma nada em subidas ou momentos de esforço intenso. Ao terminar a prova, continue caminhando por cerca de cinco minutos e se alongue na rua e também em casa, tome banho e relaxe na cama.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2010/12/corrida-internacional-de-sao-silvestre/trajes-descanso-e-refeicoes-dicas-para-encarar-a-sao-silvestre.html
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos