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Alimentação saudável

SAIBA COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL FORA DE CASA

Antigamente todas pessoas conseguiam trabalhar e voltar para casa para realizar suas refeições, no entanto hoje a realidade é a busca pela alimentação fora do lar não só para refeições comemorativas ou de negócios, mas sim como a solução para alimentação diária.

Comer fora de casa tem prós e contras. O lado positivo é poder ter uma alimentação variada, experimentar alimentos novos, ter maiores opções e o conforto de não ter que preocupar-se com compras e preparo dos alimentos. No entanto, além do inconveniente do gasto mensal a oferta de gorduras, sódio, calorias normalmente excessiva e o valor nutricional (principalmente vitaminas, minerais e fibras) reduzido são pontos negativos a serem considerados.

Para driblar parte dos pontos negativos sugerimos algumas estratégias:

• Alimente-se sempre a cada 3 horas: evite o acúmulo de fome para o momento do almoço: leve para o trabalho barrinhas de cereais ou frutas (opte pelas marcas com maiores teores de fibras e menor teor de gorduras); frutas (in natura ou desidratadas) ou lanchinhos com biscoitos (prefira aqueles com menor teor de sódio e gordura) e iogurtes (preferencialmente os desnatados).

• Escolha restaurantes com opções saudáveis: restaurantes tipo self-service com um grande buffet de saladas são ótimas opções!

• No momento de servir os alimentos inicie o prato com as saladas de folhas, seguida dos legumes e verduras cozidas / refogadas. Procure ocupar boa porção do prato com estes alimentos e de forma bem variada e colorida!

• No momento da escolha dos carboidratos, lembre-se que batatas, grãos e macarrão na forma de saladas frias também são considerados carboidratos! Seu consumo é fundamental para fornecer energia, mas controle a quantidade e a qualidade (prefira os grãos integrais).

• Para a porção protéica, prefira os grelhados e cortes magros de carnes em geral (alterne entre peixes, frango ou carne vermelha). Cuidado com os molhos que acompanham algumas preparações: eles contém muito sódio e gordura!

• A bebida é sempre oferecida como item obrigatório pelos comerciantes. Lembre-se o consumo excessivo de líquidos durante a refeição pode ser prejudicial a digestão e trazer conseqüências a longo prazo. Caso não consiga alimentar-se sem a presença de líquidos (lembre-se que isto é questão de hábito!), opte por sucos naturais em pequena quantidade (divida com um amigo!).

• A sobremesa sempre é uma tentação! Mas sempre existem opções menos calóricas e mais saudáveis: salada de frutas, frutas em natura, sorvetes a base de frutas são boas opções para matar a vontade de um sabor doce após a refeição.

Além destas dicas básicas, tenha sempre um cuidado na escolha do local onde irá se alimentar: é muito comum a ocorrência de distúrbios gastrintestinais com origem de intoxicação alimentar. Escolhas locais onde tenha certeza da higiene e cuidados com tempo de exposição e temperatura adequada do alimento (no preparo e distribuição). Para garantir sempre prefira os alimentos bem-cozidos.

Experimente estas estratégias no dia-a-dia e sentirá os benefícios no rendimento do trabalho e bem estar em geral!

Lenycia de Cassya Lopes Neri
Nutricionista formada pela USP e Pós graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.
Nutricionista do Hospital das Clínicas - FMUSP
Sócia da Nutri4Life Consultoria em Nutrição
www.nutri4life.com.br
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