Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Vitaly Petrov trabalha com atletas do Clube BM&FBOVESPA para o Pan

Vitaly Petrov trabalha com atletas do Clube BM&FBOVESPA para o Pan

Ucraniano, principal especialista no salto com vara do mundo, pode ser consultor da seleção brasileira, que tem Fabiana Murer e Fábio Gomes da Silva

São Caetano do Sul - O técnico ucraniano Vitaly Petrov pode trabalhar ao lado de Elson Miranda, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, para o desenvolvimento do salto com vara no Brasil, agora que não é mais o treinador da russa bicampeã mundial e olímpica Yelena Isinbayeva. Petrov está no Brasil para uma clínica com os pré-convocados para o Pan-Americano de Guadalajara, em São Caetano, todos atletas da seleção e do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, com destaque para Fabiana Murer, campeã mundial indoor e recordista sul-americana do salto com vara (4,85 m), e Fábio Gomes da Silva, também recordista continental da prova (5,80 m).

Petrov e FabianaO técnico Elson Miranda foi o porta-voz do convite feito pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para Petrov ser consultor da seleção brasileira até 2016. Técnico do lendário Serguei Bubka, recordista mundial do salto com vara desde 1994 (6,14 m), Petrov estudará a possibilidade.

Independentemente disso, o técnico Elson Miranda explicou que o intercâmbio com Petrov vem de 2000, iniciado por ele, com os atletas Fabiana e Fábio. Petrov vem sendo consultor dos atletas do Clube BM&FBOVESPA desde então. "Tudo o que foi feito no Brasil teve a mão dele. Credito a evolução do salto com vara a esse intercâmbio. Ele vinha uma vez ao Brasil, na outra íamos para Fórmia, na Itália, onde ele fica, e assim foi indo. Em 2005, ele começou a trabalhar com a Isinbayeva. Nosso intercâmbio teve sequência, mas é lógico que o foco principal dele estava na Yelena. Agora, a CBAt e o COB podem amarrar com o Vitaly para que ele fique mais focado no Brasil. O Clube BM&FBOVESPA, que vai construir o ginásio indoor aqui em São Caetano, nos dará a estrutura", resumiu Elson. "Estamos conversando sobre a forma de fazer isso até 2016", acrescentou.

Vitaly é diretor do Centro de Treinamento de Fórmia (ITA), de desenvolvimento do salto com vara da IAAF, a federação internacional de atletismo, e se mostra animado com a possibilidade de trabalhar com atletas brasileiros visando a 2016. "Agora eu tenho mais tempo, estou mais livre sem a Yelena. Tenho o pensamento de desenvolver o salto com vara no mundo", disse Vitaly. Até 2012, explicou Elson, a saída será definir o trabalho de Vitaly em função do cronograma das provas dos atletas brasileiros. "Vai atuar a partir das necessidades e objetivos e das competições importantes para o Brasil", disse Elson. "Depois de 2012, e até 2016, vamos ver."

Fábio Gomes da Silva, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, saltava 5,10 m quando fez sua primeira clínica com Petrov - hoje é recordista sul-americano, com 5,80 m. "Eu, a Fabiana e o Elson estamos desde o início. É claro que a gente sempre tem mais para aprender, mas o salto com vara no Brasil teve uma evolução muito grande. O salto com vara do Brasil não existia no cenário mundial antes disso", observou Fábio. "Também abrimos caminho para os que estão vindo, como o Thiago (Braz, de 17 anos)."

Fabiana Murer, campeã mundial indoor e recordista sul-americana, disse que sua carreira mudou totalmente quando Elson Miranda foi buscar ensinamentos com Petrov. Fabiana, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, saltava 3,90 m em 2001 - hoje é recordista sul-americana, com 4,85 m. "Não sou nem muito forte nem veloz, mas ele soube aproveitar minha coordenação e técnica. Ficando mais tempo com os brasileiros, teremos mais tranquilidade. A prioridade dele deixou de ser o trabalho com a Yelena."


O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano e apoio da Nike.


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


LOCAL DA COMUNICAÇÃO
Foto: Agência Luz/ BM&FBOVESPA

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos