Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Valmir Nunes vence mais uma ultramaratona nos Estados Unidos

Valmir Nunes vence mais uma ultramaratona nos Estados Unidos


Ele já até anunciou que se aposentadoria tempos atrás, mas parece que não quer e não cumprirá a promessa tão cedo. Mais uma vez o santista Valmir Nunes (Memorial/Brooks/Prefeitura de Santos) venceu uma ultramaratona nos Estados Unidos, com direito a nova grande atuação. Desta vez, garantiu o primeiro lugar na Graveyard 100 Ultramarathon, em Outer Banks, Carolina do Norte, no último domingo (10).

Ele completou as 100 milhas de percurso (160,93 km), sob temperatura variando de 1 a 10 graus e 80% de umidade, em 13 horas 48min34s, quase uma hora à frente do segundo colocado, o francês Olivier Leblond, que chegou em 14h33min12s. A prova teve 80 km num parque e a outra metade na praia. “O vento contra foi difícil. Atrapalhou bem. Saí para correr a 4min20s por km, mas na volta não deu para manter. Foi uma corrida muito boa”, comentou.

Aos 49 anos de idade, o corredor de Santos é um dos principais nomes do Mundo em corridas de longa distância e já chegou a cogitar encerrar a carreira. Decidiu migrar para provas mais longas e já planeja outros desafios, mas parar de correr não deve acontecer tão cedo. “Não querem deixar eu me aposentar”, brinca o corredor, que permanece nos Estados Unidos e deve correr outras duas disputas.

Com mais de duas décadas em ultramaratonas, Valmir Nunes é hoje um dos mais premiados atletas em corridas de longa distância. São mais de 30 conquistas internacionais e entre os principais títulos estão o bicampeonato mundial dos 100 km em 1991, na Itália, e 95, na Holanda (onde garantiu o recorde de 6h18min09s). Outra grande vitória foi a Spartathlon (246 km), na Grécia, em 2001.
NOS ESTADOS UNIDOS - Também estabeleceu o recorde das Américas em 24 horas, com nada menos que 273,8 km percorridos em Taiwan, em 2003. A lista de títulos é grande e inclui o bicampeonato na Prova Pico Subida de Veleta, na Espanha, com 50 km só de subida íngreme. A lista de provas emblemáticas tem ainda a Badwater, com 217 km no Deserto do Vale da Morte, ao calor de mais de 50 graus, também nos Estados Unidos.d

Foi nesse país que o atleta ganhou várias provas importantes, incluindo os 100 km de Nova Iorque, ainda em 1993, também os 100 km de Sacramento, em 95, o bicampeonato numa corrida rústica de 80 km no Texas, em 98 e 99 (e ainda um segundo lugar em 2000), entre outros títulos.

Mais recentemente, outras três conquistas importantes em Buffalo, também em corridas de 100 milhas: Em 2010 e 2011, vitória e recorde na Winter 100 Miler & 24 Hour Ultra Marathon, embaixo de neve, sendo a segunda vez a 20 graus negativos. No ano passado, nova vitória na Best Burner Sumer, baixando a marca anterior em uma hora e 21 minutos.

PROJETO SOCIAL - Além das competições, ele vem se dedicando a um novo desafio, o projeto “Busca de Novos Talentos”, para formar e treinar jovens corredores. A “sala de aula” não poderia ser outra que as areias das praias de Santos, onde o atleta sempre se preparou para as suas conquistas. “Quero trabalhar com 20 jovens e ensiná-los a correr. Se não for para virar um campeão, será para tirá-los das ruas. Um trabalho sério e vou transmitir tudo o que aprendi, o que vivi nesses anos todos de esporte”, afirmou Valmir.
A iniciativa, patrocinada pela Memorial e Usiminas, é aberta a todos os interessados, com idade dos 14 aos 24 anos. Para participar, o interessado pode entrar em contato pelos e-mails contato@valmirnunes.com e nunes_ultra@hotmail.com ou pelo telefone (13) 8143.5787. Para conhecer mais sobre a vida de Valmir Nunes, há o site oficial: www.valmirnunes.com.


FMA NOTÍCIAS
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos