Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Último teste para São Silvestre, Gonzaguinha é atração de São Paulo neste domingo.

Último teste para São Silvestre, Gonzaguinha é atração de São Paulo neste domingo.

A prova, que será disputada pela 45ª vez pelas ruas da zona norte de São Paulo, faz parte da comemoração do 180º aniversário da Polícia Militar de São Paulo.

Com a presença de africanos e da campeã pan-americana da maratona, a 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha será a última seletiva antes da São Silvestre 2011. A tradicional prova de rua reunirá quatro mil corredores neste domingo (11) e terá largada às 8h na Escola de Educação Física da Polícia Militar, na avenida Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

O percurso passa por importantes vias da Zona Norte como Marginal Tietê e Olavo Fontoura (Avenida do Sambódromo do Anhembi e do Aeroporto Campo de Marte).

A Gonzaguinha tem a mesma distância da São Silvestre e os 10 primeiros colocados em cada categoria garantem vaga no pelotão de elite do dia 31 de dezembro.

O Brasil leva vantagem sobre os africanos que não são campeões desde 2007.

Para quebrar a escrita, quatro atletas do Quênia (Jacklyne Chemwek e Sammy Kibet Rotich) e da Tanzânia (Juma Saliku e Fabiano Naasi) participarão da seletiva. Os brasileiros serão liderados pela campeã pan-americana da maratona, Adriana Aparecida da Silva. "Estou motivada e tentarei a vitória na Gonzaguinha", relata a medalhista de ouro em Guadalajara.

Além de Adriana da Silva, a elite feminina promete rivalizar com as africanas com outros nomes de ponta como Sirlene Pinho, que busca seu segundo título. A corredora subiu no lugar mais alto do pódio em 2006. A atleta, que na edição passada ficou na terceira posição, fala sobre a importância da prova na preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre.

"Entrei no trabalho de base e força. Estamos no final do ano e já preciso focar minha preparação para a temporada seguinte. Quero fazer duas grandes provas para finalizar o ano da melhor maneira possível", adianta Sirlene Pinho.

Outra atleta que tem tudo para brilhar nos 15 quilômetros é Beatriz Nascimento, que venceu em 2010 ao lado de Marílson Gomes no masculino.

Entre os homens, o queniano Sammy Kibet Rotich e o tanzaniano Fabiano Naasi são apontados como os favoritos contra a elite brasileira, liderada por Gladson Alberto Silva Barboza e Clodoaldo Gomes da Silva. Vice-campeão em 2010, o atleta policial-militar Israel dos Anjos quer fazer história e vencer nas ruas de São Paulo.

Domínio brasileiro na Gonzaguinha - Nos últimos oito anos, sete brasileiros foram campeões da Gonzaguinha. A única vitória estrangeira neste período no masculino foi a do queniano Rugut Kipngetich, em 2005.

Marilson Gomes dos Santos venceu em 2003 e 2010, Valdenor Pereira dos Santos faturou em 2004, João Ferreira Lima, o "João da Bota", levantou a taça em 2006, Luís Paulo da Silva Antunes foi bicampeão (2007 e 2008) e Franck Caldeira ganhou em 2009.

Entre as mulheres, Sirlene Pinho ganhou o ouro em 2006, a queniana Eunice Jeptoo foi a primeira em 2007, a baiana Edielza Alves dos Santos conquistou o bicampeonato em 2008 e 2009 e Beatriz Nascimento venceu a prova em 2010.

A competição será dividida nas seguintes categorias: atletas com deficiência, elite, elite militar, atletas categoria geral e atletas militares. A largada será às 7h30min com os cadeirantes (masculino e feminino). Em seguida sai a elite feminina, às 7h40min. As demais categorias largarão às 8 horas.

Resultados de 2010
Masculino
1- Marílson Gomes dos Santos (BM&FBOVESPA) - 44min23s
2- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09s
3- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 46min42s
4- Luis Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 46min50s
5- Rafael Santos de Novais (Pinheiros/Asics) - 47min06s
6- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33s
7- Gladson Alberto Silva Barbosa (Pinheiros/Asics) - 47min53s
8- Fábio Nascimento (Timex/Saucony) - 47min58s
9- Ivanildo Dias de Souza (Clube Esperia) - 48min01s
10- Cláudio Ferreira (Fademp SJC) - 49min31s

Feminino
1- Beatriz Nascimento (Timex Saucony) - 57min30s
2- Adriana Rosa Pereira Caetano (Cruzeiro) - 58min04s
3- Sirlene Sousa de Pinho (Pinheiros/Mizuno) - 58min55s
4- Rosineide Flor da Silva (Projeto Jepom) - 01h00min40s
5- Luziane Alves Ferreira (Paulo Cesar Running) - 01h06min44s

Militar Masculino
1- Israel dos Anjos (EEFPM) - 46min09s
2- José Saraiva Frazão Júnior (PMERJ) - 47min33s
3- Walmir Santos de Andrade (PMMG) - 51min42s
4- Luiz José Ferrini da Silva (PMERJ) - 51min44s
5- Eduardo Américo Soares (Corpo de Bombeiros) - 54min06s

Feminino
1- Gisele Barros de Jesus (PMERJ) - 1h18min59s

Deficiente auditivo masculino
1- Rinaldo Luiz de Lima (Guarda Civil) - 1h09min28s

Deficiente mental masculino
1- Sebastião arruda (100Limites) - 1h36min53s

Deficiente visual masculino
1- Marcos Tadeu Custódio Jr. (ONG Força no Pé) - 1h03min20s

Deficiente membro superior feminino
1- Monica Ramos (ONG Força no Pé) - 1h35min18s

História -A tradicional prova paulista tem o nome de Sargento Gonzaguinha em função do apelido de Luiz Gonzaga Rodrigues, sargento da Polícia Militar e que foi um nome importante do atletismo nacional na década de 40.

Campeão brasileiro e recordista em diversas provas de meia-distância, Gonzaguinha foi duas vezes vice-campeão da São Silvestre.

Entrega de kits - A entrega dos kits para os atletas será feita neste sábado, dia 10, das 8 às 17 horas, no local de largada - Centro de Capacitação Física e Operacional (Escola de Educação Física da Polícia Militar), na avenida Cruzeiro do Sul, 548, no bairro do Canindé. Não haverá entrega de kits no dia do evento.

Corredores terão estacionamento especial - Os competidores da 45ª edição da 15K Sargento Gonzaguinha terão estacionamento especial disponível no Shopping D, localizado na avenida Cruzeiro do Sul, 1100, no bairro do Canindé.

A 15 K Sargento Gonzaguinha é uma realização da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM, com organização da Yescom, promoção da Gazetaesportiva.net, supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS, apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Credenciamento de imprensa - Os jornalistas interessados em cobrir a Gonzaguinha neste domingo devem enviar e-mail para gabriel@zdl.com.br com nome, função e veículo de comunicação.

Fonte: ZDL.com.br
 

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos