Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Ufes inaugura pista de atletismo de padrão internacional

A pista de atletismo de padrão internacional, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi inaugurada nesta seguda-feira (28), no campus de Goiabeiras, em Vitória. Ela é a única com certificação internacional classe 2 do estado. O local poderá ser utilizada tanto pela comunidade universitária quanto pela comunidade externa.

A diretora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Zenólia Figueiredo, explicou que, para ser considerada oficial, uma pista deve atender a todas as dimensões determinadas nas Regras Oficiais de Competição da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). A pista da Ufes foi avaliada por técnicos da Associação e receberá o Certificado de Aprovação IAFF – Classe 2.

Atualmente, o Brasil conta com nove pistas certificadas como classe 1; 31 com classificação classe 2 (agora 32), sendo 11 na região Sudeste: quatro em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro; duas em Minas Gerais e uma no Espírito Santo.
“Nossa pista passa a oferecer a única oportunidade do estado receber competições internacionais, de qualquer nível. A pista pode abrigar diferentes atividades relacionadas ao atletismo e contribuir para a democratização desta prática, iniciação ao atletismo, treinamento de alto nível e, consequentemente, o aprimoramento do atletismo capixaba”, afirmou Zenólia.
As normas de funcionamento e utilização do espaço estão publicadas no site do centro.

Economia
A obra de construção da pista, iniciada em janeiro de 2013, foi financiada com recursos do Ministério do Esporte.
“Nós tínhamos uma dotação de R$ 8,9 milhões para construir a pista e gastamos R$ 5,7 milhões. Nós economizamos. Isso é o resultado do processo de gestão forte, atuante e responsável. É um momento de vitória em um cenário de crise”, disse o reitor Reinaldo Centoducatte.

O reitor ressaltou ainda que a inauguração da pista significa possibilidades concretas de parcerias entre as instituições para a utilização do espaço. “Isso certamente trará benefícios para a sociedade capixaba”, disse.

O sub-secretário Estadual de Esportes, Fábio Luiz Magalhães, afirmou que a nova pista traz motivação para quem atua no setor: “Hoje, atuando no setor público, tenho acompanhado como é difícil fazer esporte. Essa obra é importante não só para o Espírito Santo, mas para o Brasil”.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/educacao/noticia/2016/03/ufes-inaugura-pista-de-atletismo-de-padrao-internacional.html

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos