Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Quenianos dominam Corrida de Reis

Corrida de Reis tem podium vermelho.

A Corrida de Reis 2013 foi um pedaço da África neste domingo (6). Na 29ª edição da prova de Cuiabá-MT, os africanos sentiram-se em casa e garantiram 8 dos 10 lugares do pódio. Os quenianos Edwin Kipsang e Nancy Kipron foram os campeões no masculino e feminino, respectivamente. Daniel da Silva foi o melhor brasileiro com o terceiro lugar.

A festa em Cuiabá trouxe dez mil atletas para abrir o calendário 2013 da Confederação Brasileira de Atletismo em alto estilo. A largada foi realizada próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Em seguida, os atletas percorreram algumas das principais avenidas da capital mato-grossense em um total de 10 quilômetros de percurso até a Praça das Bandeiras.

Daniel Chaves da Silva bem que tentou ser o herói do dia, liderando boa parte da prova ao lado dos africanos. No entanto, após liderar sozinho no quilômetro 6, Daniel perdeu o ritmo na subida da Avenida do CPA e foi ficando para trás, se estabelecendo como terceiro colocado, apenas doze segundos atrás do campeão.

Edwin Kipsang (Quênia) completou a prova com 30min05s, seguido de seu compatriota Mark Korir, com 30min11. Alphonce Feliz Simbu (Tanzânia) e Chala Lelisa completaram o pódio.

A nota triste da prova masculina foi um incidente envolvendo o campeão Kipsang. Um torcedor invadiu a prova e agarrou o queniano que conseguiu escapar e cruzar a linha de chegada. O invasor, segundo a Polícia, tem problemas mentais e foi conduzido para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Planalto

Entre as mulheres, Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia) venceu com 35min58s, abrindo boa vantagem para a segunda colocada Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia), que completou a prova com 36min55s. Dorcas Jeptoo Talam (Quênia) foi a terceira, seguida por Fedeke Almaz Negede (Etiópia) e a brasileira Nadir Sabino de Siqueira.

Atleta da casa, Nadir comemorou o pódio como se fosse uma vitória. Com 43 anos de idade e 32 dedicados ao atletismo, ela ficou afastada da prova por causa de uma tendinite.


Classificação da prova

Masculina
1-Edwin Kipsang Rotich (Quênia) - 30:05
2-Mark Korir (Quênia) - 30:11
3-Daniel Chaves da Silva (Brasil) - 30:17
4-Alphonce Felix Simbu (Tanzânia) - 30:24
5-Chala Lelisa Debele (Etiópia) - 31:03

Feminino
1-Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia) - 35:58
2-Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia) - 36:55
3-Dorcas Jeptoo Talam (Quênia) - 37:35
4-Fedeke Almaz Negede (Etiópia) - 38:33
5-Nadir Sabino de Siqueira (Brasil) - 40:12

fonte: Cbat e Costama

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos