Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Percurso de dez quilômetros faz sucesso nas corridas de rua pelo país.

Percurso de dez quilômetros faz sucesso nas corridas de rua pelo país.

Corridas como a 10K do Rio podem servir como meta para corredores iniciantes e também atrai amadores interessados em lazer e qualidade de vida.

Correr por lazer e por uma vida mais saudável é o que atrai muitos iniciantes para o esporte. A flexibilidade que a corrida permite e os efeitos dela no corpo são respostas comuns de amadores que passaram a praticar, regularmente, o esporte. Este é o caso de André Moraes, que acorda cedinho para treinar, às 05hs, e curte participar de um evento de corrida por mês. Domingo, dia 13/11, ele estará entre os milhares de inscritos para a Corrida Rio 10K, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

E para aqueles que acham a corrida um esporte solitário, para André, não é nada assim. Aonde quer que ele corra, sua família está presente.

- Sempre me acompanham e incentivam muito. As minhas medalhas ficam no quarto do João Pedro. Quero que um dia ele possa mostrar para os amigos e ter orgulho dos feitos do pai – contou André.

Sua esposa, Jaqueline, e sei filho, João Pedro, de três anos, sempre o esperam um pouco antes da chegada. Torcida que faz diferença.

A Corrida 10K do Rio está em sua sétima edição e ela é mais uma prova que veio para ficar no calendário dos corredores. Entre tantas opções de competições para os amadores, como corridas na montanha, na praia e na floresta, tantas opções de tamanhos de prova, de quatro quilômetros até as ultramaratonas, a distância de dez quilômetros é a mais comum em eventos esportivos no Brasil.

Em entrevista, o treinador Manuel Lago explica que para correr a distância de dez quilômetros não é preciso se dedicar, mas não de forma tão intensiva quanto para percursos maiores.

- Com pouco treino, ou seja, três vezes por semana até 60m de treino, você consegue completar a distância com pouco risco de se lesionar. Por isso, ela pode ser considerada inclusiva – disse ele, mas, ressaltando, que a prova de dez quilômetros é normalmente realizada com a de cinco, para pegar público ainda mais abrangente.

Para a IAAF, competições de dez quilômetros são chamadas de provas de fundo, longa, mas que também exige velocidade..

- É uma prova que exige resistência e velocidade em proporções muito semelhantes – observou Manuel.

E apesar de ser uma distância inclusiva, que pode servir como meta para iniciantes, as provas de dez quilômetros também são ótimos termômetros para sentir como o corredor está e se dá para alçar vôos maiores.

- Ela é quem vai predizer a intensidade dos treinos a ser utilizada para os treinos visando meias e maratonas – completou.

Competição na 10k do Rio


A sétima edição da Corrida 10k do Rio é no domingo, dia 13/11. A elite feminina larga às 07h45 e a masculina às 08h. O confronto principal será travado, como de costume, entre Brasil e Quênia.

Conceição Maria de Carvalho Oliveira, Marluce Queiroz Ferreira Borges, Sueli Pereira da Silva e Edielza Alves dos Santos são as quatro melhores do ranking nacional e estarão presentes na prova.Outros nomes fortes da categoria como Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia, Tatiele Roberta de Carvalho, Vilma da Silva e Marizete Moreira.

Elas enfrentarão cinco estrangeiras de qualidade, dentre elas está a campeã da edição 2008 da prova, a queniana Nancy Jepkosgei Kipron. Outras duas quenianas estarão na disputa, Bornes Jepkirui Kitur e Nelly Jepkurui. A Tanzânia será representada pelas atletas Natalia Elisante Sulle e Jackline Juma Sakilu.

No masculino, Giomar e Gilmar são os dois primeiros do ranking nacional e esperanças de vitória para o Brasil. O Quênia será representado por Barnabas Kiplagat Kosgei, Nicholas Kimeli Keter e Jonah Kiplagat Kemboi. Já os representantes da Tanzânia são Nelson Priva Mbuya e Fabiano Joseph Naasi.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/atletismo/corrida-de-rua/noticia/2011/11/percurso-de-dez-quilometros-faz-sucesso-nas-corridas-de-rua-pelo-pais.html
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos