Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Melhores fundistas do País acirram disputa feminina no Circuito CAIXA em Brasília.

Melhores fundistas do País acirram disputa feminina no Circuito CAIXA em Brasília.

Encerramento da competição levará ao Distrito Federal, neste domingo (6/11), Conceição Oliveira e Sueli Pereira, respectivamente líder e vice-líder do ranking brasileiro, e outras 12 fundistas da elite

São Paulo - Conceição Oliveira lidera com folga o ranking brasileiro de corredoras de rua, mas vai lutar pela vitória inédita na etapa de Brasília do Circuito de Corridas CAIXA. Sueli Pereira, vice-líder, é a brasileira mais rápida da competição e quer reeditar a vitória da prova de 2008, que tinha o mesmo percurso da disputa deste domingo (6/11). As duas fundistas que mais se destacaram em 2011 chegam ao Distrito Federal com outras seis atletas entre as dez primeiras na classificação geral, marcando a etapa de encerramento do circuito com uma disputa muito acirrada na elite feminina. A prova terá largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul, na altura da quadra 106, e percursos de 5 e 10 km.

"É a reta final do Circuito CAIXA, por isso espero fazer outra boa corrida, como em Porto Alegre. Quero encerrar a competição no pódio", diz Conceição Oliveira, que soma agora 370 pontos - 108 a mais que a segunda colocada, Sueli Pereira. "Estou acostumada a correr em Brasília, apesar do tempo seco, que deve atrapalhar um pouco, e da altitude, que fica em torno dos 1.100 m. E o percurso deste ano é plano, dá um bom rendimento aos atletas. Estou até esperando outra quebra de recordes."

Um bom resultado em Brasília pode dar à fundista uma vantagem maior sobre Sueli, assegurando a liderança do ranking - depois de Brasília, restam apenas quatro corridas, cada uma valendo 30 pontos para a vencedora. Também é a chance de Conceição ganhar um período maior de descanso. "Este final de temporada será um pouco cansativo, porque haverá provas em sequência, uma atrás da outra. Vou ver a pontuação depois da etapa de Brasília para saber se já posso comemorar a liderança", explica.

Para Sueli Pereira, que alcançou a vice-liderança do ranking brasileiro com a vitória em Porto Alegre (30/10), somando agora 262 pontos, a etapa de Brasília do Circuito CAIXA também é familiar. A fundista venceu a única edição da prova que disputou, em 2008, quando o percurso era o mesmo desta temporada. Goiana de Jataí, Sueli também conta com a semelhança do clima do cerrado para repetir o feito.

"A Sueli está melhorando a cada prova. Ela foi a melhor brasileira em quatro das últimas provas, e conseguiu voltar a vencer em Porto Alegre (a fundista foi campeã nas etapas de Goiânia e Campo Grande, nesta temporada, com recorde nas duas provas, o que deu a ela a condição de brasileira mais rápida do Circuito CAIXA em 2011). Claro que a intenção é ganhar mais uma vez, mas o importante é ela manter esse bom desempenho, seguir assim até o final da temporada", diz o técnico Ronaldo Quirino.

Elite feminina do atletismo do Brasil chega a Brasília para o Circuito CAIXA

Além de Conceição e Sueli, a etapa de encerramento do Circuito CAIXA, em Brasília, terá mais seis fundistas entre as melhores do País nas corridas de rua em 2011: Marluce Queiroz Borges (3ª do ranking, com 247 pontos), Edielza Guimarães (4ª, 240 pontos), Eliane Costa de Jesus (6ª, 180 pontos), Vanda Carneiro Chagas (7ª, 179 pontos), Maria Zeferina Baldaia (8ª, 117 pontos) e Roseli Mateus (9ª, 114 pontos).

Várias posições no ranking brasileiro, principalmente entre a 2ª e a 4ª colocadas, muito próximas umas das outras, ainda podem mudar com a disputa feminina em Brasília, que terá um dos pelotões de elite mais fortes do Circuito CAIXA. Também já confirmaram presença Maria Lúcia Nascimento, Joelma de Jesus, Janete Barbosa, Rosiane Xavier, Daiane Aguiar de Barros e a queniana Nelly Jepkurui.

Mais importante competição de corridas de rua do Brasil, com chancela da CBAt, o Circuito CAIXA está na reta final. A 11ª etapa, em Brasília, encerra o Circuito, que já passou por Goiânia (15/5), Belo Horizonte (29/5), Campo Grande (7/8), Fortaleza (14/8), Recife (28/8), Uberlândia (18/9), Curitiba (25/9), São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10) e Porto Alegre (30/10). Os dez primeiros colocados no ranking, masculino e feminino, garantem patrocínio da CAIXA em 2012.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, da Polenghi e da rádio Jovem Pan. Em Brasília, o evento conta ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá, Polenguinho, Unimed Centro-Oeste e Tocantins e Federação de Atletismo do Distrito Federal. A supervisão técnica é da CBAt.

Fonte: http://twitter.com/localcomunica



Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos