Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Marcas expressivas na abertura do atletismo paulista

Marcas expressivas na abertura do atletismo paulista

Vários atletas melhoraram suas marcas no torneio disputado no Ibirapuera no sábado

São Paulo (SP) - O Torneio FPA Adulto e o Campeonato de Lançamentos e Arremessos abriram oficialmente a temporada 2013 de atletismo em São Paulo. As duas competições foram realizadas neste sábado, 23 de fevereiro, no Estádio Ícaro de Mello, no Ibirapuera. Mesmo em início de temporada, vários atletas conseguiram boas marcas em provas de campo e pista, mostrando que podem melhorar ainda mais ao longo do ano.

No salto em distância masculino, destaque para Rogério Bispo e Thiago da Silva, ambos treinados por Nélio Moura, da M&M Atletismo. Bispo (Orcampi/Unimed), que já havia participado de duas provas indoor fora do Brasil no início do ano (7,62m na Finlândia e 7,69m na Alemanha), superou as expectativas ao saltar 8,13m, melhor marca pessoal do ano, resultado que lhe deu o título do torneio.

"Foi a primeira prova dele ao ar livre. Estávamos esperando que ele saltasse acima de 8 metros. O vento variou bastante (3,1), mas mesmo assim foi uma marca respeitável para esta época do ano", comentou Nélio, que ficou satisfeito com a série de saltos realizada pelo atleta, que marcou logo na segunda tentativa 8, 02m e depois conseguiu manter vários saltos ao redor de 7, 80m.

Bispo, que ficou na dúvida se entraria ou não na competição por causa de uma dor no tendão de Aquiles, também ficou satisfeito com sua performance. "Comecei muito bem aqui, já com minha melhor marca do ano. Agora as expectativas aumentam para as próximas competições. Estou voltando à minha melhor forma física. Quero tentar o índice A para o mundial, que é de 8m25", disse Bispo, que tem como melhor marca pessoal 8,21m, obtida em 2006. O Mundial de atletismo acontece entre os dias 10 e 18 de agosto em Moscou, na Rússia.

O jovem Thiago da Silva (Projeto Fenix/Centro de Excelência), que fez sua primeira competição da temporada e recém saiu do categoria juvenil, estreou no sub 23 com chave de ouro. O atleta foi segundo colocado e também mostrou consistência na série de saltos, conseguindo inclusive melhorar sua marca pessoal (que era de 7,65m) duas vezes seguidas. A primeira, na segunda tentativa, quando marcou 7,66m, e a outra no salto seguinte, com 7,69m. "Fiz minha melhor marca no Estadual Juvenil em agosto do ano passado, quando obtive o índice para o Mundial Juvenil. Depois disso, saltei várias vezes em torno de 7,50m, mas não consegui melhorar mais. Neste início de temporada, fiz uma boa base e já consegui logo na primeira competição um excelente resultado. Minha corrida melhorou muito. Estou mais forte e me senti bem competindo. O Nélio tem elogiado bastante e acho que posso melhorar ainda mais", comemorou Thiago, que pretende ainda este ano saltar perto de 8,10, o que lhe garantiria o índice B para o Mundial. "Está um pouco longe ainda, mas acho que é possível."

Quem também conseguiu um excelente resultado no salto em distância masculino foi Higor Silva Alves, do Grêmio Recreativo de Barueri, quarto no geral. O atleta, que completou 19 anos exatamente neste sábado, obteve o índice para o Pan-americano Juvenil, com a marca de 7,54m. O índice para a competição, que acontece entre 2 e 4 de agosto em Lima, no Peru, é de 7,49m. "Foi um belo presente de aniversário. Fiquei muito feliz. Eu vinha treinando muito bem e já até esperava, mas precisava de uma competição para confirmar. Tiro um peso grande das costas e posso entrar mais confortável nas competições a seguir, sem muita pressão", explicou o atleta, que tem como melhores marcas 7,96m (vento a favor) e 7,59m (sem vento) no ano passado.

No salto triplo masculino, Jonathan Henrique Silva (Orcampi Unimed/Centro de Excelência) e Kauam Kamal Aleixo Bento (ASA), também atletas de Nélio Moura, conseguiram excelentes resultados já logo no início do ano. No caso de Jonathan, que venceu a competição com 16,76m, Nélio também se mostrou satisfeito com a consistência dos saltos. "Ele saltou 16,76m e fez mais dois saltos acima de 15,50m. Isso me agradou muito. Ele já tem uma grande marca (17,39m) e esta é uma das três melhores competições dele. A meta agora é rechear esse miolo com resultados mais consistentes. Foi um bom início de temporada", analisou o técnico campeão olímpico, que ressaltou ainda o resultado obtido por Kauam, segundo colocado no torneio, com 16,14m, melhor marca pessoal do atleta. "Ele tinha 15,90m, mas os treinos que vinha fazendo mostravam que estava pronto para saltar acima de 16 metros. E aconteceu. Acredito que o Kauam ainda vai evoluir bastante este ano. O objetivo é uma vaga para o Sul-Americano sub-23. Para isso, terá que saltar por volta de 16,50m."

No triplo feminino, o técnico também comemorou a boa performance da atleta Claudine Paulo Gimenes de Jesus, terceira colocada com 12,75m, uma marca bem próxima do índice exigido para o Campeonato Pan-americano Juvenil, que é de 12,80m.

Nas provas de pista, destaque para Hugo Balduino de Sousa, da Orcampi Unimed/ Centro de Excelência, que venceu os 400 metros com uma excelente marca para a fase do ano. O atleta, que passa por uma adaptação para a nova distância, já que no ano passado se dedicava a provas de 200 metros, melhorou sua marca pessoal e comemorou muito o resultado, de 46s44, seis segundos acima do seu melhor. "Este foi o terceiro tiro de 400 m da vida dele", disse Evandro Lazari, técnico do atleta. "A competição de hoje era mais para avaliar a forma física. Ele está passando por um processo de adaptação há quase um ano e já fez uma boa marca no início da temporada. Isso dá uma boa expectativa para tentar correr abaixo de 46s daqui um mês e meio e até ir atrás de uma vaga no Sul-americano Adulto", contou o técnico.

Para Bruno, esta fase de adaptação de correr o dobro da distância que estava acostumado na pista não tem sido fácil. "Estou tentando assimilar e venho superando as dificuldades. Está sendo difícil e mais dolorido. É uma luta constante, mas tenho conseguido", comemorou.

Bons Resultados nos lançamentos - O Campeonato de Lançamentos e Arremessos, que aconteceu simultaneamente ao Torneio FPA Adulto, também foi marcado por boas performances neste início de temporada.

No lançamento do martelo feminino, Ana Paula Magalhães, do Clube Atletismo BM&F Bovespa, também comemorou muito o resultado deste sábado. Ela venceu a prova com 61,13m e de quebra registrou sua melhor marca pessoal. Ana Paula começou bem a temporada passada, mas foi surpreendida com uma fratura do pé, que a deixou longe das competições e treinos por um tempo e comprometeu praticamente todo o ano de 2012. "Ela voltou a competir no ano passado uma semana antes do Troféu Brasil, mas sem muito expectativa. Continuamos treinando. Ela foi melhorando, conseguiu lançar melhor e ganhou os Jogos Abertos. Ela teve essa fase de transição e agora melhorou a marca dela de 60,78m para 61,13m. Foi extremamente positivo", ressaltou seu técnico da atleta, Jorge Marcos Rogério Carlos, que informando que o foco de Ana Paula será os GP's no mês de maio, que reúnem atletas de outros países, e também o Troféu Brasil, em junho, onde a atleta tentará um lugar no pódio.

Emocionada com a marca obtida, Ana Paula comemorou a volta por cima. "Comecei bem 2012, mas quebrei o pé. Não havia nada a fazer a não ser ter paciência para esperar e poder fazer uma boa base para o início deste ano. Comemorei bastante porque foi especial", comentou Ana Paula, que, antes da melhor marca, já havia lançado no início da série 60,38m, o que mostrou que estava num bom dia. "Foi no último lançamento. Fiquei até surpresa porque não achei que havia sido melhor."

No arremesso de dardo feminino, Jucilene Sales de Lima (BM&FBovespa) também pode comemorar sua melhor marca pessoal. Ela venceu a prova com 58,06m, superando sua antiga marca, que era de 57,45m, obtida no ano passado. Seu técnico, João Paulo Alves da Cunha, acredita que ela pode melhorar ainda mais e ir em busca do índice para o Campeonato Mundial Adulto, que é de 60 metros cravados. "Conseguimos este resultado logo na primeira competição do ano. Agora é dar sequência aos treinos e provas. Acho que ela tem grande chance. Estamos trabalhando para isso."

Mais informações e resultados completos : www.nosamamosatletismo.net

Flávio Perez - MTb: 45562 / Fernanda Paradizo
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Fotos: Fernanda Paradizo
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos