Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Giomar Pereira defende a liderança do ranking nacional na última corrida do Circuito CAIXA

Giomar Pereira defende a liderança do ranking nacional na última corrida do Circuito CAIXA

Fundista precisa de uma vitória em Brasília, neste domingo (11/11), para manter distância do vice-líder, Valdir Oliveira, e chegar ao pentacampeonato brasileiro

São Paulo - Das 21 vitórias que Giomar Pereira coleciona no Circuito de Corridas CAIXA desde 2006, quatro foram conquistadas na etapa de Brasília. Mas o fundista, tetracampeão brasileiro, dispensa o favoritismo na prova brasiliense, que encerra a competição nesta temporada. Giomar volta ao Distrito Federal, no domingo (11/11), para defender a liderança do ranking brasileiro de corrida de rua e assume que será um desafio difícil de vencer. A disputa terá largada às 8 horas, no Eixo Rodoviário Sul, e percursos de 5 km e 10 km.

"O percurso no Eixo Rodoviário Sul é um pouco mais duro, porque a gente faz o retorno subindo. Mas vou brigar pela vitória. O Valdir deve disputar a Meia Maratona de Blumenau, dia 25, e é muito provável que eu não vá, já que não estou treinando para os 21 km. Com isso, a distância entre nós dois pode diminuir bastante. Por isso vou correr lá em Brasília focado em somar pontos para não deixar ele chegar muito perto", explica Giomar.

O baiano de Jacobina foi líder do ranking brasileiro por quatro temporadas, sempre depois de vencer a prova de Brasília - em 2006, 2008, 2009 e 2011. Mais uma vez em primeiro lugar na classificação geral, com 359 pontos, neste ano Giomar vem mantendo a regularidade. Apenas no Circuito Caixa, foi ao pódio em oito das dez etapas já realizadas (1º em Porto Alegre, 2º em Uberlândia e Recife, 3º em Belo Horizonte e São Paulo, 4º em Goiânia, 5º em Campo Grande e Fortaleza).

"Esta temporada foi mais difícil, até agora, com muito mais atletas participando, o que tornou as disputas bem mais acirradas. Além disso, tive alguns problemas com contusões e quis priorizar provas mais rápidas. Se tivesse disputado uma maratona, pelo menos estaria mais tranquilo, agora", analisa Giomar, que, aos 40 anos, vê a chegada de novos talentos das corridas dificultar a sua hegemonia. "Conquistar o pentacampeonato brasileiro, já com quarentinha, me daria um gás para participar do Circuito CAIXA por mais um ano. Daqui para frente, a molecada vai começar a ganhar, mas eu gostaria de competir mais uma temporada."

Em Brasília, Giomar terá de enfrentar José Márcio Leão, terceiro colocado no ranking com 279 pontos e seu companheiro de clube, o Cruzeiro, de Minas Gerais. A elite masculina ainda contará com os africanos Edwin Kipsang Rotich e Alphonse Felix Simbu.

Com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10) e Ribeirão Preto (28/10). A etapa de Brasília, em 11 de novembro, encerra a temporada da mais importante competição de corridas de rua do País, que passou por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Brasília, conta ainda com o apoio da Água Mineral Minalba e Federação de Atletismo do Distrito Federal. A supervisão técnica é da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa / www.facebook.com/circuitocaixa

Siga a LOCAL no Twitter e curta no Facebook
http://twitter.com/localcomunica
www.facebook.com/LocaldaComunicacao


Foto: Luiz Doro/adorofoto
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos