Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Duelo Brasil x Quênia termina empatado no 10K Brasil Caixa

Duelo Brasil x Quênia termina empatado no 10K Brasil Caixa

Goiana Sueli Pereira Silva surpreende e vence prova na gelada manhã de domingo, no Ibirapuera. No masculino, queniano Nicholas Keter leva a melhor

São Paulo (SP) - O frio de 13 graus, no início da manhã deste domingo, não atrapalhou os corredores que participaram do 10K Brasil Caixa, na região do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A prova, válida como segunda etapa da Liga de Ouro de Corridas de Rua, marcou mais um duelo dos atletas brasileiros contra os africanos. No masculino, vitória do queniano Nicholas Kimeli Keter com o tempo de 29min12s. Já no feminino, Sueli Pereira Silva acelerou no final e derrotou as favoritas africanas cravando 33min57s.

"A minha estratégia deu certo. Escolhi marcar as africanas durante quase toda a prova. No final, eu puxei o ritmo e levei a melhor. Eu treino para derrotá-las. Pena que estava muito frio, porque dava para baixar ainda mais o tempo. Agora é voltar todas as atenções para a Maratona de São Paulo, quando quero ganhar novamente", disse Sueli Pereira Silva, do EJA de Jataí (GO). Sueli está em ótima forma. No início de maio venceu o 10K de Goiânia do Circuito Caixa, quando também superou adversárias quenianas.

O pódio do feminino teve ainda Ednah Mukhwana (Quênia) em segundo, Catherine Lange Yuku (Tanzânia) em terceiro, Marily dos Santos em quarto e Edielza Guimarães em quinto.

No masculino, domínio queniano - O vencedor do masculino comemorou o melhor resultado dele no País. Nicholas Kimeli Keter (Fila) completou os 10 quilômetros em 29min12s e levou o troféu de campeão para o Paraná. Morando desde abril no Brasil, o africano disse que o frio não atrapalhou em nada.

"No Quênia é assim também no inverno. Treinamos com temperaturas baixas. Foi bom vencer, principalmente contra adversários de alto nível", revelou Nicholas Keter, que superou o atleta do Cruzeiro (MG) Paulo Roberto Almeida Paula por três segundos.

"Era minha essa corrida. Deixei escapar por pouco. Joguei água no corpo no quilômetro oito e esfriou tudo. Depois disso, eu não consegui fazer uma boa prova. Se estivesse calor terminaria em primeiro lugar", lamentou Paulo Roberto Almeida, que correu em 29min15seg. Em terceiro ficou Gilmar Lopes, seguido por Giomar Pereira e Gladson Barbosa.

5k quente - Os corredores também puderam optar pelos 5k na prova deste domingo. Destaque para Nilzete Martins, da equipe Montevérgine, com o tempo de 19min25s. A corredora disse que não esperava correr abaixo dos 20 minutos.

"Estou muito feliz. Esperava fazer um tempo bem mais alto. Agora vou me esquentar porque está muito frio, minhas mãos parecem congeladas", ressaltou.

No masculino, Adeilson Neres Costa, da Vip Som Equiretina, venceu com a marca de 14min42s.

Apesar da baixa temperatura, os amadores fizeram uma grande festa na região do Parque do Ibirapuera. A largada da prova foi às 7h15min para que o trânsito fosse liberado até as 10 horas da manhã. Alguns corredores se atrasaram, mas chegaram a tempo de concluir seus percursos.

A Yescom, organizadora do 10K Brasil Caixa, aproveitou a competição para divulgar a Maratona de São Paulo, que será disputada no dia 19 deste mês, com percursos de 10k, 25k e 42.195 metros. A ação foi uma iniciativa da TV Globo São Paulo.

O 10K Brasil Caixa foi válido como segunda etapa da Liga de Ouro de Corridas de Ouro, ranking com sete das principais competições do País e que premiará os cinco melhores atletas, masculino e feminino, com R$ 250 mil.

A abertura foi na Meia Maratona de São Paulo, com vitória de Marílson dos Santos e Adriana Aparecida. A liga também conta com as seguintes corridas: Maratona de São Paulo (19 de junho), Meia Maratona do Rio de Janeiro (21 de agosto), Maratona de Revezamento(Rio de Janeiro, 2 de outubro), 10k Rio (13 de novembro), e Volta da Pampulha (Belo Horizonte, 4 de dezembro) e Meia Maratona de São Paulo (fevereiro de 2012).

Resultados

Masculino
1- Nicholas Kimeli Keter (Quênia/Fila) - 29min12s
2- Paulo Roberto Almeida Paula (Cruzeiro/Gran Cursos) - 29min15s
3- Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento) - 29min42s
4- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro) - 29min49s
5- Gladson Alberto Barbosa (Pinheiros/Asics) - 30min00s
6- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min12s
7- Rafael Santos de Novais (Pinheiros/Asics) - 30min12s
8- Dessalehn Biru Gemechu (Etiópia/Fila) - 30min17s
9- Nasibu Jumanne Nkuwi (Tanzânia/Fila) - 30min32s
10- José do Nascimento Souza (Acrimet/Top Spin) - 30min39s

Feminino
1- Sueli Pereira Silva (Gran Cursos/Jataí) - 33min57s
2- Ednah Mukhwana (Quênia/Luasa) - 34min22s
3- Catherine Lanbge Yuku (Tanzânia/Fila) - 34min34s
4- Marily dos Santos (Mizuno/Multsports) - 34min59s
5- Edielza Alves dos Santos (Segelp/Pindamonhangaba) - 35min04s
6- Conceição de Maria Carvalho (Find Your Self/CAIXA) - 36min09s
7- Radiya Mohammed Roba (Etiópia/Fila) - 36min22s
8- Elivane Oliveira dos Santos (Só Oleo) - 36min25s
9- MarluceQueiroz Borges (Phytos/Multisports) - 36min30s
10- Maria Bernadete Cabral (Acrimet/Top Spin) - 37min26s

O 10K Brasil Caixa foi realizado e organizado pela Yescom. A promoção da Rede Globo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O patrocínio especial da Fisk. O apoio do HCor, Gatorade, Montevérgine, Tam Viagens, CBN, Rádio Globo, Probiótica e Taktos. O apoio especial foi da Prefeitura Municipal e do Governo de São Paulo. A supervisão ficou por conta da Federação Paulista de Atletismo, Confederação Brasileira de Atletismo e IAAF.

Outras informações no site www.10kbrasil.com.br

Siga a Yescom no twitter : www.twitter.com/yescom

Flávio Perez - Mtb.: 45562
Fotos: Sérgio Shibuya / ZDL
 

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos