Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Direção da São Silvestre divulga percurso completo da prova.

Direção da São Silvestre divulga percurso completo da prova.

Na tarde desta sexta-feira, 4 de novembro, foi definido o percurso completo da 87ª edição da Corrida de São Silvestre. O trajeto passará por mudanças, como resultado de um pedido feito pela Fundação Cásper Líbero, idealizadora da prova, junto à Prefeitura de São Paulo.

Julio Deodoro, Diretor Geral da Corrida de São Silvestre, afirma que vários trajetos foram testados até chegar-se ao percurso final. "Após reuniões técnicas, foi feita uma visita ao percurso. Com isso, pudemos verificar o traçado da prova e definir os 15 km da corrida", explica Júlio Deodoro, que completa:

"Às vésperas de completar 87 anos de realização ininterrupta, a São Silvestre, mais uma vez, está se adequando às necessidades de segurança dos atletas, em especial na chegada, priorizando a segurança e a integridade dos corredores, entrega de medalhas, lanches, água, apoio médico dentro dos padrões exigidos pelas entidades e dirigentes da modalidade".

Conhecido por seu traçado circular, que alterna subidas e descidas, o percurso da São Silvestre começa na Avenida Paulista, seguindo por grandes avenidas e ruas planas como Pacaembu, Marquês de São Vicente, Norma Gianotti, Rudge e Rio Branco. O caminho segue pelas avenidas Ipiranga, São João até alcançar o Viaduto do Chá.

Em seu terço final, mantém-se a forte e tradicional subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, cruzando o topo da Avenida Paulista no Km 12.5, e seguindo-se a nova descida até o Km 14 (região do Complexo Esportivo do Ibirapuera). Tem-se, então, um contorno pela Assembleia Legislativa até a linha de chegada em uma reta de 200 a 300 metros pela Avenida Pedro Álvares Cabral até a chegada ao Obelisco.

Confira o percurso final:

Largada - Avenida Paulista (Masp / Itapeva)
Avenida Dr. Arnaldo
Rua Major Natanael
Rua Capivari
Rua Itápolis
Praça Charles Miller
Avenida Pacaembu
Viaduto Pacaembu
Avenida Marquês de São Vicente
Rua Norma Pieruccini Gianotti
Avenida Rudge
Viaduto Engenheiro Orlando Murgel
Avenida Rio Branco
Avenida Ipiranga
Avenida São João
Rua Conselheiro Crispiniano
Praça Ramos de Azevedo
Viaduto do Chá
Rua Líbero Badaró
Largo São Francisco
Avenida Brigadeiro Luis Antônio
Rua Marechal Stenio de Albuquerque
Rua Manoel da Nóbrega
Avenida Pedro Álvares Cabral
Obelisco - Chegada

Para o diretor da prova, o novo trajeto é rápido e vai proporcionar aos participantes todas as condições de obter ótimos resultados pessoais. "Tecnicamente entendo que é um percurso bom e menos difícil que o atual. Se por um lado vamos perder o glamour da chegada na Paulista, por outro, vamos ganhar com a beleza do Parque do Ibirapuera", finaliza Júlio.

Novo percurso aprovado

A direção da prova acompanhou o engenheiro Rodolfo Eichler, único medidor nível A da autoridade máxima do atletismo mundial (IAAF) no Brasil, em uma visita técnica ao percurso. Eichler aprovou as alterações.

"As mudanças são originadas do crescimento das cidades e dos requisitos das provas de massa em que o 'serviço ao atleta', como uma norma da IAAF e de suas Confederações, cresce a cada ano". Dentre esses serviços mencionados, estão segurança, acesso, área médica, guarda- volumes, banheiros químicos, hidratação, entrega de medalhas ao final da prova, entre tantos outros.

"Assim como Berlim, Londres, Nova York e Boston, provas que tiveram que se adaptar ao crescimento das cidades que as abrigam, a São Silvestre precisa realizar alterações em seu percurso para conseguir abrigar um maior número de inscritos. Isso faz, também, com que a organização da prova acrescente ao trajeto outros pontos turísticos da cidade", explica.

"Todas estas provas enfrentam os problemas do crescimento do número dos participantes versus dificuldades de trânsito e segurança. Não é o caso, no entanto, de resistência da população". O medidor da IAAF explica que essas provas abrigam aproximadamente 40 mil inscritos e algumas, como é o caso da Maratona de Nova York, chegam a receber mais de cem mil pedidos de inscrição a cada edição.

Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, e data em que a prova completará 90 anos de realização ininterrupta, a direção da São Silvestre projeta que o número de participantes chegue a 40 mil.

"A Corrida de São Silvestre não poderia ser exceção neste panorama das grandes provas mundiais, mantendo sua tradição da data de 31 de Dezembro, porém adaptando-se tecnicamente à nova realidade das provas de massa'", conclui Eichler.

Sobre a São Silvestre

A 87ª São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e TV Globo. A prova tem patrocínio de Caixa, Fisk, Correios e Rexona, apoio do Hcor São Paulo, Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, Probiótica, TAM Viagens, Green CO2-Neutralização de Carbono, Rádio Globo e CBN e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A supervisão será da CBAt, FPA, IAAF e AIMS.

Fonte:  http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/11/atletismo/direcao-da-sao-silvestre-divulga-percurso-completo-da-prova.html
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos