Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Corrida de 5 km é atrativo do Circuito CAIXA no Recife

Corrida de 5 km é atrativo do Circuito CAIXA no Recife.

São Paulo - A estreia do Circuito de Corrida CAIXA no Recife, em 28 de agosto, abre espaço tanto para os principais nomes do atletismo brasileiro quanto para aqueles que estão descobrindo as corridas. Além do tradicional percurso de 10 km, a prova terá a distância de 5 km, ideal para os fundistas amadores. "A corrida de 5 km é o ‘estopim’ da modalidade, agindo como incentivo para o atleta se desenvolver e passar a correr distâncias maiores, como os 10 km, os 21 km da meia maratona e os 42 km da maratona", frisa o especialista Ricardo Rodrigues, que foi triatleta e trabalha há 20 anos com corridas.

A largada da corrida do Recife será na Praça do Marco Zero, às 8 horas. Os atletas amadores podem se inscrever para a etapa, que conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e passa a integrar o calendário de um dos Circuitos mais bem organizados do País (veja, abaixo, os locais de inscrições e as condições).

"A distância de 5 km é ideal para quem está começando a correr. Não é curta o suficiente para o atleta acelerar demais e não é longa o suficiente para se cansar e correr o risco de ‘quebrar’ no meio do percurso. É uma distância em que o atleta pode até optar por caminhar um pouco", analisa Ricardo Rodrigues, da RR Assessoria Esportiva. "Também serve como preparação para quem vai disputar corridas mais longas, como teste de velocidade, e até para a pessoa buscar a superação de seu próprio recorde", completa o especialista.

Ricardo, ex-atleta de natação e triatlo, é um dos pioneiros em treinar amadores para corridas de rua, responsável pela primeira assessoria esportiva criada em Fortaleza, no Ceará, de onde acompanhou o crescimento do esporte no Nordeste de 2000 a 2009. Atualmente, vivendo em São Paulo, orienta atletas que têm como principal objetivo a qualidade de vida. E dá a dica para quem quer incluir o esporte nessa busca. "O importante é nunca ultrapassar os próprios limites. Nos treinos, o atleta pode intercalar corrida e caminhada, sempre no limite do prazer", ensina.

A inclusão da distância mais curta nas corridas de rua é um dos fatores que atraem cada vez mais competidores no Recife. "As provas mais conhecidas aqui, como a Maratona Maurício de Nassau e a Duque de Caxias, têm 2 mil participantes, em média", diz Roosevelt Severo Almeida, diretor-técnico do CORRE - Clube dos Corredores do Recife.

Criado em 1983 por um grupo de 20 corredores que treinava sem acompanhamento, hoje o CORRE organiza um circuito de provas pelos bairros do Recife e disputa outras competições. Cerca de 200 competidores vão participar da etapa do Circuito CAIXA na capital pernambucana. "O percurso alternativo dos 5 km é um incentivo a mais, uma distância que dá para administrar. A pessoa pode ir mais devagar", observa Roosevelt.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA é o único a contar com a chancela da CBAt. Suas 11 etapas, que passam por nove Estados, têm grande importância para os atletas de elite porque valem pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking vão garantir o patrocínio da CAIXA para 2012, por um ano.

Inscrições abertas no Recife

Os atletas que vão disputar a quinta etapa do Circuito CAIXA, no Recife, podem garantir vaga pelo site www.circuitocaixa.com.br ou nos postos oficiais (veja abaixo). Até 14 de agosto, a inscrição tem o valor promocional de R$ 35,00, com desconto de 50% para economiários e correntistas da CAIXA que acessarem o site. A partir do dia 15, a taxa sobe para R$ 45,00 e apenas atletas maiores de 60 anos mantêm o benefício.

Postos oficiais nas Lojas Centauro

Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777
Shopping Tacaruna - Rua Gov. Agamenon Magalhães, 153
Shopping Plaza Casa Forte - Rua João Santos Filho, 255

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que ainda tem o apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. No Recife, conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Pernambucana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Siga a LOCAL no Twitter: http://twitter.com/localcomunica

LOCAL DA COMUNICAÇÃO - Heleni Felippe (MTB 13.507), Jane Dias (MTB 11.730) e Juliana Leite; e-mails: heleni@localcom.com.br, jane@localcom.com.br; juliana@localcom.com.br - Tel: (11) 3263-0683, (11) 8457-9704, 7878-6343 / ID 86*84, 7857-2944 / ID 86*34326


 

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos