Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Conceição Oliveira é bicampeã da Corrida dos Trabalhadores em São Paulo

Conceição Oliveira é bicampeã da Corrida dos Trabalhadores em São Paulo

A prova, seletiva para a Maratona de São Paulo, comemorou o Dia do Trabalho e reuniu 3.500 pessoas no belo Parque do Carmo

São Paulo (SP) - Com um visual impecável e um percurso recheado de belezas naturais, Conceição de Maria Carvalho Oliveira faturou pela segunda vez os 10 quilômetros da Corrida do Trabalhador. A 6ª edição da prova reuniu 3.500 participantes no Parque do Carmo, um amplo espaço localizado na Zona Leste de São Paulo (SP), em homenagem ao Dia do Trabalho, e classificou 50 atletas, tanto no masculino, quanto no feminino, para o pelotão C da Maratona de São Paulo, no dia 19 de junho.

"O percurso é muito duro e bastante seletivo. Isso é ótimo para mim, que estou em fase de preparação para as principais corridas de rua do Brasil", falou a corredora campeã em 2007 e que até 2005 trabalhava como vendedora em uma loja da capital paulista.

"Abandonei o balcão depois de conquistar bons resultados nas provas", concluiu a atleta de 35 anos, que nasceu no Piauí e está radicada em São Paulo há quase 20 anos. Em 2010, Conceição foi vice-campeã na Maratona de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, quarta colocada na Maratona de Recife e quinta na Volta da Pampulha. Terminou a temporada como segunda colocada no Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua. Neste ano, ela é líder com 56 pontos.

Conceição registrou o tempo de 38min26 e foi seguida por Beatriz Nascimento (vice no ano passado), Elizabeth Esteves de Souza (campeã de 2010), Rozirene Ferreira da Silva e Shirleide da Silva.

No masculino, Ivanildo Dias de Souza travou uma disputa acirrada até os metros finais com Fábio do Nascimento para ficar com a vitória. "O visual aqui é muito bonito e fiz uma boa corrida, como em 2010, quando terminei em segundo. Estou satisfeito com o resultado", afirmou o corredor de 32 anos que trabalha com coleta de lixo.

"Corro 27 quilômetros atrás do caminhão de lixo e depois mais 21 de treino, todos os dias", declarou Ivanildo, que treina no Clube Esperia e entre outros resultados foi 24º na última edição da São Silvestre. Domingos Jesus Freitas ficou em terceiro, com Francisco Chagas Bezerra e Gilson Rodrigues de Miranda na sequência.

Destaque da nova geração vence prova de 5 quilômetros - Elenita dos Reis, de 16 anos, superou todas as concorrentes e ficou com o troféu de campeã na distância de 5 quilômetros. "É minha primeira vez aqui e achei o percurso maravilhoso. Quero seguir carreira no atletismo e ser um dia como a Simone Alves", disse Elenita em relação a uma das atletas mais experientes do Brasil nas corridas de rua.

Francisco Antônio de Oliveira, de 38 anos, também estreou na prova com o lugar mais alto do pódio. O jardineiro que já disputou seis edições da São Silvestre marcou 17min13. "Correr é estar de bem com a vida. Além disso, é um divertimento e um prazer enorme".

O percurso dentro do Parque do Carmo foi bastante seletivo, com várias subidas e descidas mescladas em terra e asfalto. Os competidores largaram com temperatura de 20 graus e chegaram com 25. Durante o trajeto, a temperatura foi mais amena devido à quantidade de árvores e lagos.

O Sindeepres, patrocinador da Corrida do Trabalhador, marcou presença com 100 atletas, entre eles Caio da Rocha Silva, o Canário, corredor profissional. "Gosto muito de correr esta prova, tanto que participei de todas as edições", contou o atleta, que treina de 6 a 8 horas diárias e cruzou a linha de chegada na quarta posição em 2010 e ficou em nono neste domingo.

Genival Beserra Leite, presidente do Sindeepress, falou sobre a importância da Corrida do Trabalhador. "Nossa prova gera inúmeros benefícios para a saúde física e mental. É um momento de lazer, e descontração para todos. É uma honra receber todas essas pessoas aqui".

Terceira idade faz bonito - Com 85 anos de idade, o alemão Walter Sommerfeld é famoso no mundo das corridas e já faturou 650 medalhas e 150 troféus. No Brasil desde 1953, o corredor, como gosta de ser chamado, participa de provas como a São Silvestre e faz questão de manter-se em forma. "Correr é sinônimo de qualidade de vida e prazer. Em 2011 já corri 12 provas e pretendo disputar muito mais", comentou Walter, que tinha uma fábrica de roupas e atualmente é aposentado.

Presente com duas filhas, dona Dora de Ornellas, de 72 anos, prestigiou a prova no Parque do Carmo. "Esta é a segunda vez que venho para uma caminhada neste parque e me sinto muito bem. Caminhar é saudável, ainda mais ao lado da família", afirmou Dora, que fez o percurso de cinco quilômetros.

Resultados

10 K
Masculino
1 - Ivanildo Dias de Souza (Esperia) - 32min16
2 - Fábio do Nascimento (Saucony) - 32min24
3 - Domingos Jesus Freitas (Corre Corinthians) - 32min29
4 - Francisco Chagas Bezerra (Esperia) - 32min56
5 - Gilson Rodrigues de Miranda - 33min08

Feminino
1 - Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA) - 38min26
2 - Beatriz Nascimento (Saucony) - 39min27
3 - Elizabeth Esteves de Souza (Parque do Carmo) - 40min33
4 - Rozirene Ferreira da Silva (Painel Musical) - 40min59
5 - Shirleide da Silva (Drogaria São Paulo) - 41min31

5 K
Masculino
1 - Francisco Antonio de Oliveira - 17min13
2 - Adenilson José da Silva - 17min17
3 - Antonio Carlos Bognar (Atacadão Guarujá) - 17min19

Feminino
1 - Elenita Maria Silva dos Reis (AEC Kauê Veralana) - 20min50
2 - Cristiane Batista de Souza (Sindeepres) - 21min02
3 - Nilzete Ribeiro Martins - 22min08

Associados Sindeepres
- 10 K Masculino - Campeão: Vantuir Borges dos Reis - 37min53
- 10 K Feminino - Campeã: Cristina Aparecida Silva - 42min52
- 5 K Masculino - Campeão: José Pereira da Silva - 21min35
- 5 K Feminino - Campeã: Cristiane Barbosa de Souza - 34min31

A 6ª Corrida do Trabalhador foi uma iniciativa do Sindeepres, com organização da Yescom. O patrocínio foi do Sindeepres, Caixa, Montevérgine e Sabesp, com apoio do Governo e da Prefeitura de São Paulo e Rádios CBN e Globo. A supervisão ficou por conta da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo (FPA) e IDEEA.

Mais informações : www.corridadotrabalhador.com.br
Siga a Yescom no twitter : www.twitter.com/yescom

Vinícius Cabral  - ZDL
Fotos: Ronaldo Milages / ZDL

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos