Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Clube de Atletismo BM&FBOVESPA ganha 10º título consecutivo do Troféu Brasil

Clube de Atletismo BM&FBOVESPA ganha 10º título consecutivo do Troféu Brasil.

São Paulo - O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA confirmou a supremacia e conquistou seu décimo título consecutivo na 30ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, encerrada neste domingo (7/8), na pista do Ibirapuera, em São Paulo. O Clube somou 733 pontos - 412 no feminino e 321 no masculino - à frente do Pinheiros (377 pontos) e da Orcampi (236,5). No total, foram 52 medalhas (23 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze). O índice técnico da competição foi ganho pela fundista Simone Alves da Silva e pelo decatleta Luiz Alberto Cardoso de Araújo, ambos do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

"Foi uma consagração esse título de campeão pela décima vez e, principalmente, uma reafirmação do acerto dessa nossa escolha de investir no atletismo, um esporte que é super inclusivo. Estamos muito felizes com o título, que mostra o acerto também do trabalho dos técnicos e atletas, que estão de parabéns", avaliou Sonia Favaretto, diretora de Sustentabilidade da BM&FBOVESPA.

Atletas e integrantes das comissões técnica e médica comemoraram o 10º título colorindo a pista de amarelo, cor predominante do novo uniforme do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA neste Troféu Brasil. A festa do último dia de competições foi compartilhada pelas crianças e jovens do Espaço Esportivo e

   Torcida comemora nas arquibancadas


Cultural BM&FBOVESPA de Paraisópolis e da Associação Profissionalizante da Bolsa, que foram ao Ibirapuera.

Além do título, o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA proporcionou os melhores momentos da competição na parte técnica desde o primeiro dia de provas, realizadas de 3 a 7 de agosto. Nas provas de fundo, Simone Alves da Silva, venceu os 10 mil m, com novo recorde sul-americano para a distância (31min16s56), batendo uma marca de 18 anos, que pertencia a Carmem Oliveira. Simone venceu com superioridade, colocando uma volta e 100 m de vantagem sobre a segunda competidora. Dias depois, ainda ganhou os 5 mil m, com recorde do Troféu Brasil (15min39s37). Por seu desempenho, Simone foi considerada a melhor atleta da competição.

Na velocidade, o grande destaque foi Ana Cláudia Lemos Silva, que terminou o Troféu Brasil com três medalhas de ouro - nos 100 m (11s34), no revezamento 4x100 m e nos 200 m (22s68). A marca dos 200 m na final, domingo (7/8), já seria índice para o Mundial de Daegu (22s82) e para o Pan-Americano de Guadalajara (22s69). Mas na semifinal da prova, no sábado, Ana registrou um feito incrível na competição, ao bater o recorde sul-americano dos 200 m, com 22s48, quebrando uma marca que já tinha 12 anos. Como é também a atual recordista continental dos 100 m (11s15), Ana é, hoje, a mulher mais rápida do Brasil e da América do Sul nas pistas.

Luiz Alberto Cardoso de Araújo, o melhor atleta da competição no naipe masculino, se tornou o segundo melhor brasileiro da história do decatlo nacional, com 8.115 pontos, recorde do Troféu Brasil. O atleta mostrou grande superação depois de uma lesão que o deixou treinando a 40% da sua capacidade por dois meses, desde o Sul-Americano. Campeão sul-americano, com essa marca o decatleta vai ao Mundial, é 1º do ranking brasileiro e vai também ao Pan.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA ainda fechou o Troféu Brasil com o ouro no revezamento 4x400 m feminino, em 3min26s68, garantindo o índice para o Mundial de Daegu, de 27 de agosto a 4 de setembro, na Coreia do Sul, e ainda o recorde sul-americano - a marca anterior, de 3min26s82, era da seleção brasileira, conquistada no Mundial de Helsinque, em 2005, com a participação de Geisa Coutinho, que também integrou o quarteto campeão do Troféu Brasil. No Ibirapuera, ao lado de Geisa, Jailma Sales de Lima, Joelma das Neves Sousa e Bárbara Farias, formaram a equipe do Clube BM&FBOVESPA, que agora é dona da sexta melhor marca do mundo em 2011.

Fair play

Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, protagonizou momento de grande fair play na disputa dos 10.000 m - foi o 'coelho', puxando o ritmo da prova para o companheiro David Benedito de Macedo. Parava, olhava para trás e esperava por David, que precisava do índice para o Pan. David não conseguiu, mas a imagem ficou para sempre na história do Troféu Brasil.

Todas as medalhas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA

Ouro - 23
Marílson Gomes dos Santos, 10.000 m
Simone Alves da Silva, 10.000 m
Ana Cláudia Lemos Silva, 100 m
Érica Rocha de Sena, marcha 20 km
Maíla Machado, 100 m com barreiras
4x100 m feminino (Lucimar Moura, Ana Cláudia Lemos, Rosemar Coelho Neto e Thaíssa Barbosa Presti)
4x100 m masculino (Nilson André, Basílio Emídio de Morais Jr, Eric Sigaki e Antônio César Rodrigues)
Fernanda Raquel Borges, lançamento do disco
Ronald Julião, arremesso do peso
Geisa Coutinho, 400 m
André Alberi de Santana, 3000 m com obstáculos
Fábio Gomes, salto com vara
Mônica Araújo, salto em altura
Simone Alves da Silva, 5.000 m
Ronald Julião, lançamento do disco
Luiz Alberto Cardoso de Araújo, decatlo
David Benedito de Macedo, 5.000 m
Júlio César Miranda Oliveira, lançamento do dardo
Jailma Sales de Lima, 400 m com barreiras
Ana Cláudia Lemos, 200 m
Fabiana Cristine da Silva, 1.500 m
Karla Rosa, salto com vara
Revezamento feminino 4x400 m (Jailma Sales de Lima, Joelma das Neves Souza, Geisa Coutinho e Bárbara de Oliveira)

Prata - 13

Cruz Nonata, 10.000 m
David Benedito de Macedo 10.000 m
Montanha, lançamento do martelo
Carla Michel, lançamento do martelo
Jailma Sales de Lima, 400 m
Thiago Braz, salto com vara
Valdiléia Martins, salto em altura
Alessandra Nobre Rezende, lançamento do dardo
Fabiana Cristine da Silva, 5.000 m
Hilton da Silva, salto triplo
Andrea Maria Pereira Brito, arremesso do peso
Sara Santos, salto com vara
Revezamento masculinho 4x400 m (Raphael Fernandes, Diomar Noêmio de Souza, José Guilherme de Oliveira e Wagner Francisco Cardoso)

Bronze - 16

Rubens dos Santos jr, salto em distância
André Alberi, 1.500 m
Nilson André, 100 m
Joelma das Neves Souza, 400 m
Celso Ficagna, 3000 m com obstáculos
Wagner Francisco Cardoso, 400 m
Aline Fernanda Santos, salto em altura
Rafaela Torres Gonçalves, lançamento do dardo
Cruz Nonata, 5.000 m
Raphael Fernandes, 400 m com barreiras
Liliane Fernandes, 400 m com barreiras
Geisa Coutinho, 200 m
Nilson André, 200 m
Elisângela Adriano, arremesso do peso
Elisângela Adriano, lançamento do disco
Anderson Venâncio, decatlo

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com a Nike, o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano.

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e
www.clubedeatletismo.org.br

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos