Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Centro histórico e atletas de elite são destaques da Meia Maratona de São Paulo

Centro histórico e atletas de elite são destaques da Meia Maratona de São Paulo

Primeira prova do ranking brasileiro de corredores de rua, em 4 de março, será um desafio para os corredores; Haverá prova de 5km para os iniciantes

São Paulo (SP) - A sexta edição da Meia Maratona de São Paulo exigirá uma boa estratégia dos atletas amadores pelas ruas e avenidas da capital paulista. Já os profissionais têm mais uma chance de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres/2012. Com uma altimetria variada, a prova é o primeiro desafio de alto nível para a elite brasileira deste início de temporada. A corrida, marcada para 4 de março, tem largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e, além dos tradicionais 21 km, a distância de 5 km para os competidores iniciantes.

Parte do charme da Meia Maratona de São Paulo é a passagem pelo centro histórico da cidade. Desde a largada, diante do Pacaembu, um dos estádios mais importantes do País, os atletas têm a oportunidade de observar a arquitetura clássica da região e ver ícones paulistanos como a Sala São Paulo, próxima à estação da Luz, e o Monumento Duque de Caxias, perto do Viaduto Eng. Orlando Murgel.

"Campos Elíseos foi o primeiro bairro nobre de São Paulo. Com a chegada do trem e a riqueza gerada pelo café, os fazendeiros passaram a morar nesse bairro que ficava próximo à Estação da Luz. Lá construíram seus casarões, alguns deles ainda de pé, decadentes e ocupados por famílias sem teto. Entretanto um deles, que pertenceu à família Santos Dumont foi recuperado e hoje abriga um espaço cultural. Fica no cruzamento das Alamedas Nothman e Clevland e naquela mesma casa que abrigou o "pai da aviação" também funcionou o Colégio Staford, de tradição na São Paulo antiga. Vale lembrar que Victor Nothman, que dá nome à alameda, foi o empreendedor que criou o bairro de Higienópolis e Clevland é um antigo presidente dos EUA", explica o historiador Geraldo Nunes.

O especialista destaca outras vias da cidade. "Quanto à Avenida Rio Branco, ela ainda mantém de pé alguns casarões. O mais suntuoso, é o Palácio dos Campos Elíseos que já serviu de sede do governo do Estado, havendo um projeto para que o Gabinete do Governador retorne para lá. Por isso o antigo palácio passa hoje por uma grande reforma", acrescenta o membro da Academia Paulista de História.

Na parte técnica, o percurso é apontado por treinadores como um dos mais rápidos. "As subidas são curtas, o que deve favorecer os atletas mais rápidos. Para os amadores, a ideia é aumentar a velocidade da metade em diante, já que sair forte pode ser prejudicial em alguns casos", relata o treinador Fábio Brito, alertando para a hidratação em todos os pontos.

Percurso
Av. Pacaembu - Bairro Centro (CF)
R. Margarida (CF)
R. Marta (CF)
Largo Padre Péricles (CF)
Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (F)
Retorno na altura da R. Major Sertório (F)
Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (F)
Alça de acesso para R. Helvetia (CF)
R. Helvetia (F)
Al. Br. De Limeira (F)
Av. Dq de Caxias - Lado Direito (F)
Av. Rio Branco (F) até Rua Vitória
Retorno
Av. Rio Branco(F)
Av. Duque de Caxias
R. Mauá (F)
Vd. Gal. Couto de Magalhães
R. José Paulino (F)
R. Silva Pinto (F)
Al. Nothman (F)
Al. Cleveland (F)
Prça. Júlio Prestes (F)
Av. Dq de Caxias (CF)
Av Rio Branco(F) até Rua Helvetia
Av. Rio Branco
Av. Duque de Caxias
R. Cons. Nébias (F)
Al. Eduardo Prado (CF)
Vd. Eng. Orlando Murgel (CF)
Av. Rudge (CF)
R. Norma Pieruccini Giannotti (CF)
Av. Mq de São Vicente (CF)
Av. Pacaembu (CF)
Av. Auro S. de Moura Andrade (F) até Alameda Olga
Av. Auro Soares (CF) até Rua Prof. Wilfrides Alves de Lima
Rua Julio Gonzalez
Rua Tagipuru (CF)
Rua Fuad Naufel
Av. Auro Soares (F)
Rua Dr.Alfredo de Castro
R. Tagipuru (CF)
R. Marta (CF)
Largo Padre Péricles (CF)
Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (F)
Retorno na altura da Rua Tupi
Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (F)
Largo Padre Péricles (F)
R. Marta (F)
R. Margarida (F)
Av. Pacaembu (F)

Legendas - F = Fluxo e CF = Contra Fluxo

Largada mais cedo - Para dar mais conforto aos participantes, a organização alterou o horário de largada. Os cadeirantes, masculino e feminino, saem às 7h10. A elite feminina, às 7h15. A elite masculina, incluindo os demais competidores, largam 15 minutos depois.

Inscrições seguem abertas - As inscrições para a Meia Maratona Internacional de São Paulo continuam disponíveis para a prova. O procedimento pode ser feito pelo site: www.meiamaratonadesaopaulo.com.br. O valor é R$ 75,00 até dia 1º de março ou se as 13 mil vagas disponíveis forem preenchidas. Nos últimos anos, as inscrições acabaram antes da data limite.

Cada atleta inscrito receberá no kit onúmero de peito, chip de cronometragem descartável, brindes dos patrocinadores, como camiseta em poliamida, squeeze e suplementos. Terá ainda disponível nainternet o manual eletrônico.

A 6ª edição da Meia Maratona de São Paulo tem realização e organização da Yescom, com promoção da TV Globo, SporTV, Esporte Espetacular, Globoesporte.com e Globo Internacional. O patrocínio é da Caixa e Adidas. O evento conta com apoio da Água Schin, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Atum Beira Mar e Montevérgine. Apoio Especial da Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo, com supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo (FPA), Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS) e Ideeia - Instituto de Desenvolvimento do Esporte e Inclusão.






Mais informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br

Flávio Perez - Mtb.: 45562 / Gabriel Max / Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / gabriel@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Fotos:
Márcio Kato / ZDL
Ronaldo Milagres/ZDL
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos