Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Atletas paulistas quebram marcas e garantem vaga no Mundial de Menores de Atletismo

Atletas paulistas quebram marcas e garantem vaga no Mundial de Menores de Atletismo

Campeonato Estadual Caixa de Menores reuniu mais de 400 atletas em dois dias de provas. Ao todo, cinco competidores carimbaram o passaporte para a Ucrânia

São Paulo (SP) - O Campeonato Estadual Caixa de Menores reuniu mais de 400 adolescentes de 30 clubes de São Paulo neste sábado (1º) e domingo (2). Equipes do Rio de Janeiro, Brasília e até de Angola participaram da competição no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). O evento, organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), serviu como mais uma seletiva para o Mundial de Menores, marcado para julho, em Donestk, na Ucrânia. E a oportunidade foi aproveitada. Ao todo, cinco paulistas de até 17 anos confirmaram vaga para a competição internacional.

O prazo para obtenção de índices termina em 23 de junho, mas quem ainda não carimbou o passaporte tem chance ainda no Troféu Brasil de Atletismo, programado para a próxima semana, e no Campeonato Brasileiro de Menores, nos dias 22 e 23 de junho, em Porto Alegre (RS). Quem já confirmou presença também usou a etapa para ganhar ritmo e acertar os últimos detalhes técnicos com seus treinadores. As provas foram disputadas em uma pista aprovada pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Os índices começaram a ser atingidos no sábado. Letícia Cherpe de Souza (A.D. Centro Olímpico), nos 100 metros, com 11s84, Janaína Aparecida Fernandes (São Roque), no salto em distância, com 5,96m, e Douglas Lemos Borges (Jaboticabal), no lançamento do disco, com 54,90m, garantiram presença no mundial. Já classificada, Juliana de Menis Campos (Instituto Elisângela Maria Adriano - IEMA) venceu a prova do salto com vara com 3,84m, superando em 1 cm a marca exigida.

No domingo, Vinicius de Souza Fontenele (G.R. Barueri) fez 5.714 no octatlo e também fez o índice exigido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). No heptatlo, Isabela Moreira (A.D. Centro Olímpico/CEE) assegurou sua vaga ao fazer 4993 pontos.

Além da busca por índices, o Campeonato Estadual Caixa de Menores foi uma competição entre clubes. E o vencedor foi a equipe da casa. A A.D. Centro Olímpico fez 167,5 pontos e levantou o troféu de campeão. Na sequência apareceram G.R. Barueri, com 97, e Clube dos Sub. e Sargentos do Exército, com 70 pontos.

Alegria e velocidade - A velocista Letícia Cherpe de Souza (A.D. Centro Olímpico) estava em seu dia de sorte no sábado. Na prova dos 100m rasos, a atleta de 17 anos fez 11s84 e se garantiu no Mundial. Não faltaram abraços, beijos e palmas da família, amigas e da plateia para Letícia."Uma hora ia sair e dessa vez deu certo. Já havia corrido bem na semifinal e fiquei perto da marca. Meu sonho é disputar uma Olimpíada, mas precisa ser passo a passo. Gosto de correr e vou seguir nesse caminho. Disputar o mundial na Ucrânia será importante para a sequência da minha carreira", disse Letícia, que tentou também a vaga nos 200m rasos e por muito pouco não conseguiu. "Eu gosto mais dos 200m e vou focar nessa prova, sem deixar de lado os 100m. Um dia vou correr na casa dos 22 baixo".

"A Letícia tem o objetivo de chegar à uma Olimpíada. E, como mãe, vou fazer de tudo para ajudar minha filha a realizar seu sonho. Sofremos junto com ela. Não saio do alambrado nem um segundo para ver de perto as provas. Ela está de parabéns", disse a ex-atleta Arajarir Nonato, mãe de Letícia.

No salto em altura masculino, Edvaldo Jailton do Nascimento (A. Sertanezina/CEE) ficou com a medalha de ouro com a marca de 1,97m. O atleta já está garantido no mundial, só que no octatlo, mas usou a prova para melhorar seu fundamento e ganhar ritmo. "Espero chegar na Ucrânia e ser campeão. Quero passar dos 6 mil pontos na competição", contou o atleta de Sertãozinho. "O apoio do Centro de Excelência é importante para a minha carreira", completou.

Entre os 15 e os 17 anos, a garotada mistura ansiedade e confiança, cabendo aos técnicos e a família segurarem a barra. "A ansiedade faz parte da idade. A maioria terá sua primeira experiência internacional e logo de cara enfrentando os futuros campeões olímpicos.É uma geração forte", explicou Alexsandro de Jesus, treinador da Orcampi. Um de seus alunos, o fundista Wellerson Falcão Vivi já está classificado, mas participou do Campeonato Estadual Caixa de Atletismo. O atleta ficou em segundo lugar nos 1.500 m.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Flávio Perez - Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos