Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Adriano Bastos vence com tranquilidade a Maratona de Punta Del Este

Adriano Bastos vence com tranquilidade a Maratona de Punta Del Este

O maratonista Adriano Bastos venceu com grande tranquilidade a Maratona de Punta del Este que aconteceu neste domingo no Uruguai.

Punta Del Este - Aconteceu neste domingo, dia 09 de Setembro, com largada às 8h da manhã e temperatura em torno de 15 graus, a quinta edição da Maratona de Punta Del Este, no Uruguai e que reuniu cerca de 2,5 mil participantes divididos nas distâncias de 10km, 21km e 42km, deste total de participantes sendo quase novecentos atletas brasileiros (aproximadamente 40% do total). O percurso da maratona passou pela orla nos dois lados da península de Punta Del Este e por vários bairros chiques em seu interior, passando em frente ao famoso Casino e hotel Conrad no quilometro final. Para o maratonista Adriano Bastos, que dispùtou a distância de 42km, a prova foi literalmente um grande passeio pela orla e interior da península uruguaia.

Há várias semanas já apontado pelos organizadores do evento como o favorito à vitóra e sem adversários à sua altura, Bastos liderou a maratona sem dificuldade do começo ao fim. Para Bastos a prova foi tão tranquila que ele literalmente correu os 42km no mesmo ritmo que realizou seus treinos longos preparatórios, ou seja, bem mais lento do que correria normalmente numa maratona com nível mais forte. O maratonista correu apenas o suficiente para garantir a vitória, sem se preocupar com o tempo final, o que foi excelente para o atleta segundo ele mesmo, pois desta forma, se poupou para a Maratona de Santa Catarina que acontecerá daqui três semanas e que será seu próximo grande objetivo. Ao mesmo tempo a prova serviu um treino longo para este novo desafio, apenas com alguns quilometros a mais em relação ao que faria normalmente em sua preparação.

Mas mesmo realizando a prova em ritmo bem mais tranquilo, Bastos afirmou ter sentido um pouco as dificuldades do percurso que segundo ele, de plano não teve nada. Segundo o que o atleta relatou, apenas os primeiros 5km e os últimos 6km eram planos, todo o restante da prova (31km) foi em percurso acidentado, com muita subida e descida, tanto na orla como principalmente na região interior da península cercada por bastante vegetação e passando por vários bairros. Além disso, o vento contra esteve presente e bastante forte na maior parte do percurso, principalmente no trecho final. Desta forma, Bastos cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h30min52seg, dez minutos a mais em relação ao tempo que faria normalmente, mas com uma vantagem folgada sobre o segundo colocado, o chileno Leonel Jesus Mayorga Barria, que finalizou a prova em 2h37min19seg. Em terceiro chegou o uruguaio Santiago Sobrero com 2h38min33seg. O pódio geral ainda contou com a presença de mais um brasileiro na quarta colocação, Rogério Lourenço Martins.

A vitória de Adriano Bastos foi muito festejada pelo público presente, principalmente pelos brasileiros presentes e logo depois da prova o atleta relatou ao pessoal de mídia presente como foi ter participado desta maratona, "Fiquei muito feliz por vencer esta maratona e colocar em meu currículo mais um titulo de uma prova internacional tão procurada por brasileiros. Realmente me senti em casa aqui, pois a torcida foi muito grande. Desde os dias anteriores cruzava com vários brasileiros nas ruas daqui de Punta e todos paravam para falar comigo e me desejar uma boa prova e hoje foi a mesma coisa enquanto eu aquecia antes da largada e na chegada haviam muitos brasileiros assistindo, o que foi muito legal. Quanto à prova, foi um grande passeio, cheguei a largar forte para ver se alguém viria junto, caso houvesse algum adversário forte, mas rapidamente comecei a abrir uma grande vantagem sobre todos. Desta forma, ao ver que não haveria necessidade de correr forte, aliviei o ritmo e passei a correr bem mais tranquilo, praticamente no meu ritmo de treino longo e assim segui até o final. Só senti um pouco a dificuldade do sobe e desce no meio da prova e também o forte vento contra no trecho final, que segurava demais."

Feminino - No feminino, a campeã foi a chilena Paola Molina com o tempo de 3h16min21seg, com a argentina Soledad Bonzi em segundo com o tempo de 3h24min12seg e a uruguaia Verónica Molfino em terceiro com 3h33min10seg.

Masculino

1º - Adriano Bastos (BRA) - 2h30min52s
2º - Leonel Jesus Mayorga Barria (CHI) - 2h37min19s
3º - Santiago Sobrero (URU) - 2h38min33s
4º - Rogério Lourenço Martins (BRA) - 2h42min56s
5º - Fernando Rivero (URU) - 2h45min31s

Feminino

1ª - Paola Molina (CHI) - 3h16min21s
2ª - Soledad Bonzi (ARG) - 3h24min12s
3ª - Verónica Molfino (URU) - 3h33min10s
4ª - Paulina Gloria Varela (CHI) - 3h35min53s
5ª - Nelly Portilho (URU) - 3h36min17s

crédito foto: Renata S. Bastos


Por Renata S. Bastos
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos