Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Adriano Bastos vence 8km do Circuito Athenas SP

Adriano Bastos vence 8km do Circuito Athenas SP

Após longa recuperação da Comrades Marathon, o maratonista Adriano Bastos retorna às competições e vence os 8km da 2ª etapa do Circuito Athenas SP.

São Paulo - Foi realizada na manhã fria e chuvosa deste domingo, dia 27 de Julho, na Marginal Pinheiros, com largada na Ponte Transamérica, a 2ª etapa do Circuito Athenas SP no qual reuniu cerca 6.000 participantes divididos nas distâncias de 5km, 8km e 16km, todas em percurso plano de ida e volta. A prova marcou o retorno do maratonista Adriano Bastos às competições após o longo período de recuperação pós Comrades, ultramaratona que o atleta disputou na África do Sul no dia 01 de Junho.

Após dois meses sem participar de provas desde que completou a Comrades Marathon, lá estava Adriano Bastos, alinhado na faixa de largada para disputar a distância de 8km. Às 7h10 da manhã foi dada a largada para todas as três distâncias e logo no primeiro quilometro Bastos já se destacou entre os primeiros colocados, puxando o ritmo junto com os atletas de 5km e o líder dos 16km.

Devido ao longo período sem participar de provas e ainda tentando encaixar os treinos de velocidade com eficiência, Bastos, apesar de liderar com folga a distância de 8km, disse ter corrido com enorme dificuldade em manter um ritmo bem mais lento do que seria o seu normal numa distância como esta. O atleta sentiu muita fadiga e dores musculares na região do quadriceps a partir do terceiro quilometro no qual não soube explicar o porque do desconforto, com isso seu ritmo teve uma significativa piora nos últimos 4km de volta, mas nada que impedisse sua vitória. Bastos finalizou os 8,2km da prova em 27min05seg, com enorme vantagem sobre o segundo colocado Haziel Nascimento Batista que fechou em 28min15seg e em terceiro chegou Oséias Ferraz Alves com o tempo de 28min35seg.


"Hoje foi o meu retorno às provas desde que participei da Comrades. Fiquei o mês de Junho descansando e realizando apenas treinos mais leves de corrida e pedal. Retomei os treinos mais fortes agora em Julho, mas prova, esta é a primeira que participo desde que voltei da Comrades. Posso dizer que realmente eu esperava um resultado bem melhor em relação ao tempo de conclusão, mas a partir do terceiro quilometro passei a sentir as pernas muito pesadas e doloridas na região do quadriceps, com isso o ritmo piorou um pouco e foi extremamente sofrido correr os últimos 4km. Ou seja, ainda estou completamente sem ritmo e sentindo os efeitos negativos da Comrades apesar de todo o tempo já passado, mas a cada semana sei que vai melhorar. Agora é retomar de vez a rotina de provas e deixar que o tempo e o treinamento faça seu papel. De qualquer forma, fiquei muito feliz em retornar às provas já com mais uma vitória, isso sem dúvida motiva bastante.", disse Bastos sobre sua participação.


Feminino - No feminino, subiram ao pódio duas atletas treinadas por Adriano Bastos, Cristiane Batista de Souza em segundo geral nos 5km e Vivian de Oliveira como campeã dos 8km.
Resultados 5km (5,2km)

Feminino


1ª – Ana Preda - 19min25s
2ª – Cristiane Batista de Souza - 20min10s
3ª – Carina Amorim de Sá - 20min46s

Masculino


1º - Antônio Soares Filho - 16min58s
2º - Marcio Silva - 17min04s
3º - Ademir Paulino - 17min05s


Resultados 8km (8,2km)

Feminino


1ª – Vivian de Oliveira - 32min16s
2ª – Eva da Rocha Duarte - 32min41s
3ª – Mariana Reis Souza - 36min35s

Masculino


1º - Adriano Bastos - 27min05s
2º - Haziel Nascimento Batista - 28min15s
3º - Oséias Ferraz Alves - 28min35s



Resultados 16km (16,3km)

Feminino


1ª – Daniela Barcelos - 1h06min37s
2ª – Maria Vângela de Sousa - 1h09min43s
3ª – Daniela Barbosa - 1h13min09s

Masculino


1º - Fabio Ramos dos Santos - 53min32s
2º - Silvanio do Nascimento - 55min00s
3º - Marcos Francisco de Paula - 55min51s


foto: Renata S. Bastos

Por Renata S. Bastos

www.adrianobastos.com.br
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos