Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Adriano Bastos chega em segundo nas 10 Milhas Puma Brasil

Adriano Bastos chega em segundo nas 10 Milhas Puma Brasil.
São Paulo - Foi realizada neste domingo, dia 24 de Julho, a etapa SP das 10 Milhas Puma Brasil que mais uma vez teve como palco o Jockey Club, em São Paulo. A prova reuniu mais de 6 mil corredores que às 7h30 da manhã largaram para os percursos de 10 milhas (16km) no individual e 5 milhas (8km) no revezamento em duplas, sendo que no percurso de 5 milhas cada atleta dava uma volta.

Na disputa pela prova principal no individual, desde a largada, Adriano Bastos se manteve na liderança até o sexto quilometro acompanhado de mais cinco atletas, apenas administrando o ritmo em cima dos adversários, porém a partir deste ponto, o também maratonista Fredison Carneiro Costa forçou o ritmo para assumir a liderança e rapidamente passou a se distanciar e abrir uma enorme vantagem sobre todos os adversários, incluindo Bastos. Sem condições físicas de reagir a forte arrancada de Fredison, Bastos se manteve com os demais atletas passando a se preocupar apenas com um lugar no pódio, correndo deste ponto em diante ao lado de apenas mais dois atletas na briga pelos segundo e terceiro lugares.
Percebendo que as chances de vencer a prova ficavam cada vez mais distantes ao ver Fredison sumindo de seu campo visual, tamanha diferença da distância para o líder, a partir do oitavo quilometro Bastos optou por aliviar um pouco seu ritmo afim de fazer uma prova mais confortável e assim se guardar para a disputa da Maratona Mauricio de Nassau que acontecerá em Recife no próximo domingo, dia 31, onde o atleta deverá correr os 42km debaixo de uma temperatura em torno de 38ºC. Com esta estratégia, a partir do décimo segundo quilometro, Bastos assumiu definitivamente a segunda posição da prova com uma vantagem confortável sobre o terceiro colocado, o maratonista Manoel Alves da Silva que também irá para a maratona de Recife e foi o terceiro colocado na maratona de Porto Alegre deste ano, quando Bastos foi o segundo colocado.

Fredison Carneiro Costa venceu a prova com 50min.09seg. enquanto que Bastos finalizou em 52min.04seg. e Manoel Alves da Silva em 52min.34seg. Porém, Adriano disse ter ficado muito satisfeito com o segundo lugar, pois o tempo feito pelo campeão foi bem mais rápido que sua melhor marca pessoal para esta distância, desta forma, mesmo que tivesse repetido seu melhor tempo hoje, ainda assim teria sido o segundo. "O tempo que o Fredison fez hoje foi realmente muito forte e bom, para pelo menos chegar junto com ele eu teria de baixar em 25 segundos minha melhor marca nesta distância que é de 50min.34seg. feita em 2009, um mês antes de eu fazer minha melhor marca em maratona no mundial de Berlim (2h15min.39seg.), algo impossível de ter feito diante das condições que corri hoje, senti a musculatura desconfortável e pesada, com esta sensação aumentando bastante depois do sétimo quilometro. Com isso, vi que o melhor era aliviar o ritmo para me poupar para a maratona de Recife no próximo domingo, onde encontrarei condições climáticas bem difíceis. Não tinha a menor condição de tentar acompanhar o Fredison, se eu fizesse isso ia quebrar feio e com certeza nem subir ao pódio. Diante destas condições, estou muito feliz em ter conseguido o segundo lugar.", disse Bastos.

Nesta semana Adriano dará uma diminuída no volume e intensidade dos treinos, fará apenas pequenas rodagens leves para chegar o mais descansado possível na maratona do próximo domingo. Para o maratonista, os 16km de hoje serviu como o último treino forte preparatório para a maratona.

Feminino - No individual feminino, Conceição Oliveira venceu com 1h03min58seg. A segunda colocada foi Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues com 1h04min23seg e a terceira colocada Jucimara Felix dos Santos com 1h05min28seg.

Resultados Individual

Masculino

1º - Fredison Carneiro Costa – 50min09s
2º - Adriano Bastos – 52min04s
3º - Manoel Alves da Silva – 52min34s

Feminino

1ª - Conceição Oliveira – 1h03min58seg
2ª - Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues – 1h04min23s
3ª - Jucimara Felix dos Santos – 1h05min28s

Fonte: créditos fotos: Renata S. Bastos
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos