Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Adriano Bastos chega em segundo lugar na Maratona Internacional de Porto Alegre

Adriano Bastos chega em segundo lugar na Maratona Internacional de Porto Alegre

Recuperando-se de uma forte gripe, o maratonista Adriano Bastos chega em segundo lugar geral na 28ª Maratona Internacional de Porto Alegre.

Porto Alegre - Aconteceu neste domingo, dia 22 de Maio, a 28ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, que contou este ano com a participação de aproximadamente três mil corredores e um clima bem mais quente que o habitual, em torno de 26ºC. Dentre os competidores que brigariam pela vitória, um dos favoritos era Adriano Bastos que tentaria seu bicampeonato na prova após ter vencido em 2009, porém seu desempenho na prova acabou não acontecendo como era esperado por ele. Bastos passou as duas últimas semanas gripado o que não tirou sua confiança, mas acabou comprometendo seu desempenho apesar da forte preparação física que fez para esta maratona.

Após a largada dada às 7h15 da manhã, desde o inicio Bastos correu o tempo todo no pelotão da frente composto por aproximadamente 20 atletas. Com algumas trocas na liderança, o pelotão se manteve compacto até a passagem da meia maratona, km 21, quando Adriano e mais 8 atletas, descontentes com ritmo muito lento impresso pelo pelotão até o presente momento (o que fez com que o tempo de passagem na meia fosse bem alto) apertaram o ritmo e passaram a abrir vantagem sobre os demais atletas. Já na segunda parte da prova, por diversas vezes Bastos tentou se desgarrar do grupo, mas foi impedido por um grande desconforto na musculatura posterior, o que não o permitia desenvolver seu ritmo planejado e de costume.

Após algumas trocas de posições neste grupo, a partir do km 35 o número de atletas presentes neste pelotão diminui para apenas cinco e a partir deste momento o atleta João Marcos Fonseca disparou na frente sem dar chances aos demais. Rapidamente o atleta abriu uma grande vantagem fazendo com a briga entre os demais atletas ficasse apenas pela segunda colocação. Nesta briga, a partir do km 37, Adriano Bastos e Manoel Alves da Silva passaram a correr sozinhos e revezando as posições até o último quilometro, quando finalmente Bastos arriscou uma arrancada final e garantiu a segunda posição com apenas quatro segundos de vantagem sobre o terceiro, finalizando a prova em 2h21min34seg. O campeão João Marcos Fonseca fechou a maratona em 2h20min49seg.

"A prova de hoje acabou acontecendo de uma forma contraria ao que eu havia planejado, treinei super bem para esta maratona, mas passei as duas últimas semanas gripado e tomando medicamentos para melhorar. Com isso senti a musculatura muito presa hoje, tentava acelerar o ritmo e a musculatura não respondia, passei a primeira metade da prova segurando o ritmo no pelotão que por sua vez desenvolveu um ritmo ainda mais lento do que eu tinha condições de correr, mas no meu caso era a estratégia certa, segurar com eles, pois se eu fosse para frente, viriam todos juntos se aproveitando do meu ritmo e me usando para cortar o forte vento contra para eles e eu apenas me desgastaria em vão. Depois que viramos a metade da prova tentei forçar o ritmo por diversas vezes, mas sentia a musculatura posterior presa e dolorida, com isso só me restou continuar junto com o grupo afim de apenas garantir uma posicão no pódio sem me preocupar mais com o tempo final e quando o João arrancou não tive pernas para ir junto. Mas estou muito feliz por mais uma vez ter conseguido subir num pódio de maratona, ainda mais nesta que é uma das mais importantes do nosso calendário.", disse Bastos sobre seu resultado.

Agora Bastos terá uma semana de descanso pela frente e na próxima semana já retomará seu treinamento, desta vez visando a Maratona do Rio de Janeiro que acontecerá no dia 17 de Julho.

Resultados:

Masculino



1º - João Marcos Fonseca - 2h20min.49seg.

2º - Adriano Bastos - 2h21min.34seg.

3º - Manoel Alves da Silva - 2h21min.38seg.

4º - Lairton da Silva - 2h23min.51seg.

5º - Paulo Rogério Braga Gonçalves - 2h24min.00seg.

6º - Gustavo Caurio - 2h24min.47seg.

7º - Marcos Antônio Capistrano - 2h24min.50seg.

8º - André Aparecido Ferreira - 2h24min.55seg.

9º - Leonardo Junior da Silva - 2h25min.12seg.

10º - Ismael Pereira da Silva - 2h25min.59seg.



Feminino



1ª - Antônia Bernadete Lins de Silva - 2h48min.40seg.

2ª - Luciana Lima da Luz - 2h52min.30seg.

3ª - Clarisse da Luz Santos - 2h59min.35seg.

4ª - Ilaine Wandscheer - 2h59min.53seg.

5ª - Maria de Lurdes Ferreira de Souza - 3h02min.27seg.

6ª - Camila dos Santos Enrique - 3h03min.00seg.


crédito fotos: Tião Moreira

Por Renata S. Bastos
renata@adrianobastos.com.br
www.adrianobastos.com.br

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos