Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Adriano Bastos chega em quarto lugar na etapa de BH da Golden Four Asics.


Faltando duas semanas para sua quarta participação na Maratona de Paris, o maratonista Adriano Bastos chega em quarto lugar na etapa de Belo Horizonte da Golden Four Asics, a primeira etapa do circuito de 2012.

Aconteceu neste domingo, dia 01 de Abril, a etapa de abertura da Golden Four Asics de 2012. Desta vez a cidade que abriu o circuito foi Belo Horizonte, que reuniu cerca de 3 mil participantes e mais uma vez foi marcada pelo intenso calor em torno de 29ºC e que já dava seus primeiros sinais logo ao amanhecer.



Dada a largada, logo nos primeiros metros de prova, o atleta Marcelo José da Silva já assumiu de forma isolada a liderança e a partir dai foi aumentando cada vez mais vantagem sobre o pelotão principal totalmente dominado pelos atletas do Cruzeiro, onde se encontravam os favoritos à vitória e entre eles, mais parecendo um intruso no bloco, estava o maratonista Adriano Bastos que se prepara para correr a maratona de Paris pela quarta vez e usou a prova como parte de sua preparação. Com o desenrolar da prova realizada num trajeto de 10,5km em ida e volta, a prova permaneceu neste formato até a altura do retorno, exatamente no km 10,5, quando neste momento a vantagem de Marcelo José da Silva sobre o pelotão já era de mais de 300m. A partir deste ponto ouve uma quebra no ritmo do pelotão e os atletas passaram a correr mais espalhados, com as já colocações pré definidas.



Logo os atletas do Cruzeiro, Ivanildo Pereira, João Marcos Fonseca e Edmilson Santana assumiram as três posições seguintes ao líder enquanto Adriano Bastos passou a brigar pela quinta colocação ao lado de outro atleta também do Cruzeiro. Passados alguns quilometros, Bastos não só já havia deixado o adversário para trás, como também alcançado o atleta Edmilson Santana que não suportou o ritmo dos demais companheiros. Com isso, a partir do km 16 Bastos assumiu definitivamente a quarta colocação e ainda conseguiu uma boa aproximação em relação ao terceiro colocado que teve de forçar bastante o ritmo nos metros finais para não ser alcançado.


No espaço de menos de um minuto chegaram os cinco primeiros colocados, o que mostrou a alta competitividade e nível técnico desta primeira etapa do circuito. Marcelo José da Silva, que mesmo perdendo bastante rendimento no final, venceu com o tempo de 1h07min19s, enquanto que nas colocações seguintes vieram, Ivanildo Pereira dos Anjos (1h07min23s), João Marcos Fonseca (1h07min37s), Adriano Bastos (1h07min44s) e Edmilson dos Reis Santana (1h08min08s).



"Fiquei muito feliz com meu resultado na prova de hoje, corri exatamente dentro do planejado e consequentemente garanti um lugar no pódio o que foi ótimo. Há duas semanas atrás venci uma prova de 10 milhas correndo com certa facilidade, desta forma coloquei como meta que deveria correr os 21km de hoje no mesmo ritmo que corri as 10 milhas e consegui. Esta prova de hoje foi bem positiva pra mim, primeiro pelo fato de ser numa prova do meu patrocinador, segundo porque estou conseguindo ter um belo aproveitamento nas provas deste ano, subi no pódio de todas as que participei até o momento neste ano, e terceiro, porque treinei muito bem nesta semana e consegui colocar em pratica isto também na prova que de certa forma foi uma avaliação para ver como anda minha preparação para a maratona de Paris, ou seja, ótima. Agora quero treinar bem por mais esta semana que será a última de treinos fortes antes da maratona e depois disto ver o que conseguirei fazer por lá, estou confiante por um bom resultado, quero muito fechar esta maratona na casa de 2h16min.", disse Bastos extremamente satisfeito com seu resultado logo após completar a prova.


No sábado à tarde, véspera da prova, Bastos ainda participou de uma palestra na Expo da Golden Four Asics, onde deu dicas importantes ao atletas amadores presentes sobre como baixar de 1h30min na meia maratona.



Agora o maratonista segue em frente com sua última semana de treinos fortes antes de sua quarta participação na Maratona de Paris, que neste ano acontecerá no dia 15 de Abril. Bastos correu em Paris nos anos de 2000, 2001 e 2005 e seu melhor tempo na prova parisiense é de 2h19min59s. Bastos embarcará para Paris no dia 11 e realizará apenas rodagens leves na semana que antecede a prova.





Resultados:



Masculino



1º - Marcelo José da Silva - 1h07min.19seg.

2º - Ivanildo Pereira dos Anjos - 1h07min.23seg.

3º - João Marcos Fonseca - 1h07min.37seg.

4º - Adriano Bastos - 1h07min.44seg.

5º - Edmilson dos Reis Santana - 1h08min.08seg.



Feminino



1ª - Adriana Cristina Silva da Luz - 1h16min.16seg.

2ª - Rosangela Raimunda Pereira - 1h17min.20seg.

3ª - Kleidiane Barbosa Jardim - 1h20min.40seg.

4ª - Larissa Marcelle Moreira Quintão - 1h21min.39seg.

5ª - Rogéria Conceição de Almeida - 1h25min.40seg.





crédito das fotos: Galeria Asics Brasil



Por Renata S. Bastos

Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos