Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Abertura do Circuito CAIXA 2012 é \"desafio de força\" para os competidores

Abertura do Circuito CAIXA 2012 é "desafio de força" para os competidores

O goiano Santiago Ascenço, tricampeão brasileiro de triathlon, dá dicas para os competidores da etapa de Goiânia da competição, dia 1º de abril; inscrições com valor promocional seguem até 18 de março

São Paulo - Para quem vai disputar a primeira etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2012, em 1º de abril, a regra é investir nas subidas. Goiânia, sede da abertura da competição, tem um percurso de altimetria variada, que vai testar a resistência física e a estratégia dos corredores. "É importante, nesta reta final, fazer treinos de força em trechos de aclive, para ficar bem preparado", aponta Santiago Ascenço, treinador e triatleta, tricampeão brasileiro da modalidade.

Com largada e chegada na Av. Americano do Brasil, os percursos de 5 km e 10 km da primeira etapa do Circuito CAIXA circundam uma parte do Parque Areião, uma extensa área de preservação ambiental de Goiânia e tradicional ponto de encontro de atletas. O trajeto conta com uma descida entre os quilômetros 3 e 5 e uma subida entre os quilômetros 7 e 9. "Não é uma prova muito dura, mas os atletas precisam estar preparados para se poupar na ladeira e guardar energia para o trecho final da prova", defende o goiano Ascenço, que vive e treina na capital de Goiás e conhece bem o local.

À frente da assessoria esportiva que leva o seu nome, Ascenço é também um dos principais nomes do triathlon no País. Especialista em corrida, acumula, além do tricampeonato brasileiro da modalidade, o bicampeonato de duathlon. Para ele, a preparação para a prova de Goiânia deve ser baseada em treinos curtos em ladeira, feitos de forma intervalada, para ganhar potência. Esse treino pode ser feito uma vez por semana, com distâncias curtas e velocidade progressiva.

Corrida em duplas para os amadores

Na quinta edição do Circuito CAIXA em Goiânia, os competidores que disputam os 5 km poderão correr na Categoria Duplas. Os atletas de cada dupla largam juntos e têm seus tempos somados ao final da prova - ganha a dupla com o menor tempo combinado. A categoria surgiu em 2011, nas etapas de Porto Alegre e Brasília, e se estenderá a todas as 11 provas da competição nesta temporada. O objetivo é reforçar o incentivo à prática do esporte, abrindo a possibilidade de premiação para aqueles que preferem correr acompanhados.

"É uma ótima iniciativa, que deve dar um empurrãozinho para quem ainda não se decidiu a correr. A mulher pode chamar o marido, o pai leva a filha", comenta Ascenço.

Desconto nas inscrições para a etapa de Goiânia

Para garantir presença na estreia da competição, os atletas podem acessar o site www.circuitocaixa.com.br ou procurar um dos postos oficiais (veja abaixo). Até 18 de março, as inscrições seguem com o valor promocional de R$40,00. A taxa ainda tem um desconto de 50% para os economiários e correntistas da CAIXA. A partir de 19 de março, o valor sobe para R$50,00, e apenas os maiores de 60 anos mantém o bônus.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, além do apoio da Marathon. Em Goiânia, tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo de Goiás.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Siga a LOCAL no Twitter e curta no Facebook
http://twitter.com/localcomunica
www.facebook.com/LocaldaComunicacao

Local da Comunicação - Juliana Leite
E-mail: juliana@localcom.com.br

Fotos: Luiz Doro/ adorofoto


Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos