Runnersp
Login:
Senha:
  |  

27º 10 KM Tribuna FM-Unilus confirmado para o dia 20 de maio em Santos

27º 10 KM Tribuna FM-Unilus confirmado para o dia 20 de maio em Santos


Esperada pelos atletas e apontada como uma das principais do Continente na distância, a corrida 10 KM Tribuna FM-Unilus chega à sua 27ª edição consecutiva pelas ruas de Santos, no dia 20 de maio. Novamente, a prova promete ser um grande sucesso, reunindo 16 mil participantes, entre os principais nomes do País e estrelas do exterior, além dos amadores, muitos correndo em grupos uniformizados, os famosos “pelotões”, marca registrada nesses 26 anos de trajetória.

“Vamos completar 27 anos de história e o sucesso desse evento é a participação da população da Baixada Santista. Temos duas provas juntas, a competitiva, com os melhores do País e até do exterior, e a festiva, com os famosos pelotões de academias, empresas. Conseguimos unir esses dois tipos de corredores muito bem”, afirma Marcos Clemente Santini, diretor presidente de A Tribuna.

Pelo segundo ano consecutivo o Centro Universitário Lusíada (Unilus) dividirá o nome da prova e também garantirá a retaguarda na área médica e de fisioterapia. “A repercussão da nossa participação no ano passado foi muito grande e queremos continuar nessa parceria, interagindo cada vez mais”, afirma o presidente do Unilus, Nelson Teixeira, que esteve em A Tribuna para ratificar o patrocínio do evento, durante encontro com Marcos Santini e Renata Santini, diretora de marketing do jornal.

Ele lembra que o Centro Universitário Lusíada participa ativamente da prova, inclusive na retaguarda médica, com equipes de professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, atuando no atendimento aos atletas, na chegada.

“Também temos o nosso grupo correndo e caminhando, com funcionários, professores, alunos. Todos estão ansiosos, muitos nos perguntam e tenho certeza de que o grupo vai até se duplicar”, conta Nelson Teixeira, que esteve acompanhado de Beatriz Berenchtein, coordenador de pós-graduação, e Mauro Dinato, coordenador do curso de Medicina.

INTERNET - Durante o encontro, Santini anunciou que as inscrições para a prova deste ano serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.triesportes.com.br. “Na Meia Maratona A Tribuna Praia Grande 2011 já fizemos desse modo. Cada vez mais a participação de inscrições on-line cresce e vamos implantar nos 10 KM Tribuna FM-Unilus esse ano”, afirmou Marcos Santini, lembrando que as inscrições serão abertas exatamente dois meses antes, no próximo dia 20.

Em 27 anos de disputas, a prova cresceu e ganhou força em todo o País. Os principais nomes das corridas de rua já passaram pela prova. Entre os grandes exemplos, Marilson Gomes dos Santos, atual hexacampeão e agora novo recordista, com 27min59s em percurso aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo. Único brasileiro a vencer a prova masculina nos últimos 13 anos, o bicampeão da Maratona de Nova Iorque também ergueu a taça em Santos em 2003, 2205, 2006, 2009 e 2010, além dos vices em 1999, 2004 e 2007 e o terceiro em 2000.

Outro destaque fica para Vanderlei Cordeiro de Lima, que ficou conhecido pelo bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas. O ídolo brasileiro venceu em 1997, estabelecendo o recorde de 28min01s, só batido por Marilson 14 anos depois. A lista de nomes famosos que já subiram ao lugar mais alto do pódio, conta com Ronaldo da Costa, Luiz Antonio dos Santos e o angolano João N’Tyamba, que esteve em seis olimpíadas, entre outros.

No ano passado, além do hexa e recorde de Marilson, a festa foi da queniana Eunice Kirwa, com o tri e também a melhor marca feminina, com 32min07s. Novamente, a participação popular foi uma atração à parte, com centenas de grupos uniformizados colorindo as ruas da Cidade, com muita animação. Para saber mais sobre o 27º 10 KM Tribuna FM-Unilus, acesse o www.triesportes.com.br.



SEGUE ANEXADA FOTO DIVULGAÇÃO DE MARILSON GOMES. CRÉDITO: DOUGLAS ABY SABER/FMA NOTÍCIAS





Vanderlei Cordeiro de Lima dá exemplo com projeto de inclusão social



Um dos maiores ídolos do atletismo nacional e também um dos nomes que marcaram a história dos 10 KM Tribuna FM-Unilus, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima continua se destacando e dando exemplo mesmo longe das competições. Incansável à frente da instituição que leva o seu nome, ele agora “corre” para continuar realizando um antigo sonho: oferecer condições de acesso à educação, cultura e esporte para crianças e adolescentes.

Atualmente, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), com sede em Campinas, atende cerca de 220 participantes e está estruturado em três grandes núcleos, o educacional – voltado para atividades psicopedagógicas e de reforço escolar; o profissionalizante – ainda em desenvolvimento; e o esportivo – representado pela ORCAMPI, uma escola de atletismo que detecta, lapida e desenvolve novos talentos da modalidade olímpica.

“Sem dúvida o núcleo mais avançado é o esportivo, por conta de uma parceria que fizemos com a ORCAMPI quando o IVCL foi fundado. A entidade já desenvolve um trabalho incrível com as categorias de base desde 1997, quando eu treinava na cidade e aceitei ser padrinho deste projeto. A ORCAMPI já transformou a vida de muitas crianças que deram seus primeiros passos por aqui”, explica Vanderlei.

Para integrar o projeto o participante precisa comprovar que está matriculado na escola, bem como suas notas e frequências escolares. Cada jovem recebe uniforme para a prática da modalidade, passes municipais e intermunicipais para treinos, transporte para competições, inscrições em competições, suporte nutricional, apoio psicológico, treinamento específico da modalidade, suporte fisioterápico, planos de saúde – graças à parceria com a Unimed Campinas desde 1997 – e bolsas de estudos.

“Estamos sempre em busca de parceiros que possam nos ajudar a aprimorar o nosso trabalho. Sei que ainda podemos melhorar muito, mas me sinto extremamente satisfeito e orgulhoso da estrutura que temos hoje”, avaliou Vanderlei, bronze na maratona da Olimpíada de Atenas.

Dando andamento no trabalho com a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte, o IVCL aprovou novos projetos e., utilizando este benefício fiscal, renovou o patrocínio da Samsung e da Fundação Educar DPaschoal, além de ter um projeto aprovado pelo Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (FIEC).

Já a ORCAMPI, núcleo esportivo do IVCL, mantém o patrocínio da Unimed Campinas, vigente desde 1997. Através da LIE, renovou também os patrocínios com a CPFL Energia, 3M do Brasil e a Matera Systems, além de estabelecer uma nova parceria com o Banco Original. Pelo sétimo ano consecutivo a entidade teve projetos aprovados pelo FIEC.

O IVCL/ORCAMPI integram ainda o Núcleo de Formação de Atletas da BM&FBOVESPA e contam com apoio da Nike, Caixa, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo e Centro de Excelência Esportiva.

Recentemente a entidade recebeu um certificado do Comitê Olímpico Brasileiro reconhecendo o constante apoio para o crescimento do esporte e desenvolvimento do Movimento Olímpico Brasileiro.



.

Fotos: GUILHERME DIONÍZIO/FMA NOTÍCIAS






Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos