Runnersp
Login:
Senha:
  |  

Pedaladas de saúde

Pedaladas de saúde

Como qualquer atividade aeróbia, andar de bicicleta aumenta o consumo de oxigênio, a frequência cardíaca e exige o movimento dos músculos dos membros inferiores do corpo. Uma atividade física que deixa de lado o sedentarismo e pode trazer benefícios para a saúde.
Pedalar pode ser um bom motivo para investir em sua qualidade de vida, se você é daquelas pessoas que passam longe da academia e, por isso, são sedentárias. Essa é uma prática que, se bem executada e com todos os acessórios necessários, pode ser bem prazerosa. E, claro, antes de iniciá-la é importante procurar orientação profissional.
Nas grandes cidades do Brasil, será difícil encontrar ciclovias, locais especiais para andar de bicicleta com maior segurança. Mas, mesmo assim, há muitas pessoas que adotam esse hábito para ter mais qualidade de vida e, ainda, contribuir com o meio ambiente. Afinal, ao deixar o carro em casa, deixamos de lançar no ar o tão poluente monóxido de carbono.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), cerca de 24 milhões de indivíduos pedalam por dia no Brasil. Desse contingente, aproximadamente 53% usam a bicicleta como meio de transporte principal. E esse índice não para de crescer. Só na capital paulista, o número de ciclistas urbanos mais do que dobrou nos últimos cinco anos.

Então, se for arriscar, saiba que a bicicleta é classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como veículo de propulsão humana, ou seja, que para se deslocar tem, na sua traseira ou sobre eles, sempre pessoas. Assim, os ciclistas precisam seguir normas, como não pedalar na contramão, usar equipamentos de proteção e manter-se no ângulo de visão dos motoristas de carros, para evitar acidentes. Além disso, é preciso respeitar os pedestres!

Se você quiser lugares mais tranquilos, opte pelas praças e parques das cidades. Procure um desses locais mais próximos de sua casa e aproveite para dar boas pedaladas e ainda conferir diferentes paisagens.

E lembre-se: antes de sair pedalando por aí, é fundamental se preparar. Ainda mais se você for usar a bicicleta como meio de transporte. Procure um profissional, ele pode ajudar você e seu corpo a encararem essa atividade da melhor forma.

http://www.taeq.com.br
Produção e Organização de Eventos Esportivos - Consulte-nos